Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA TAIANY DUARTE DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIA TAIANY DUARTE DE OLIVEIRA
DATA : 18/09/2019
LOCAL: Sala da Rede Universitária de Telemedicina - RUTE no Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL.

ANÁLISE DE UM MODELO DE PROGRAMA DE SAÚDE AUDITIVAINFANTIL NA ATENÇÃO BÁSICA.

Capacitação, Agentes Comunitários de Saúde, Triagem Neonatal, Audição, atenção básica.

Introdução: A Triagem Auditiva Neonatal como uma ação isolada não garante o acesso de toda população ao atendimento especializado no período adequado e não exclui a possibilidade do surgimento de perdas auditivas tardias ou progressivas. Assim, é necessário desenvolver ações complementares. A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a articulação da atenção básica com o Programa de Saúde Auditiva Infantil constitui uma estratégia para potencializar a identificação e intervenção precoce da deficiência auditiva. Objetivo: Implementar e avaliar um modelo de Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Básica. Método: Estudo observacional com delineamento longitudinal prospectivo, estruturado em duas etapas: (1) Análise da eficácia de um curso online para a capacitação de ACS na área de saúde auditiva infantil; (2) Análise de um modelo de Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Básica. Participaram do curso online 2859 inscritos. Desta totalidade, 123 foram identificados como ACS e 23 deles constituíram um grupo específico oriundos de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Natal/RN com acompanhamento presencial (etapa 2). Após a capacitação os ACS estão colocando em prática os conhecimentos obtidos, aplicando o questionário de acompanhamento do desenvolvimento da audição e linguagem e encaminhando as crianças para avaliação quando necessário. Resultados Parciais: Houve participação de todos os estados brasileiros e de outras especialidades além dos ACS, com predominância para a área médica. De forma geral o curso foi bem avaliado e refletiu em melhora do conhecimento ao comparar o desempenho pré e pós-capacitação. A etapa 2 encontra-se em desenvolvimento.

Presidente - 2358823 - ELIENE SILVA ARAUJO
Externo à Instituição - MARCUS VALERIUS DA SILVA PEIXOTO
Externa à Instituição - KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA
Notícia cadastrada em: 06/09/2019 10:28