Atividades de integração de ferramentas computacionais no ensino de planejamento urbano
Ensino de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, Ferramentas computacionais, Cursos de Arquitetura e Urbanismo.
As tecnologias que compõem a chamada “revolução informacional” em curso nas últimas décadas permitem comunicação global virtualmente instantânea, transformando relações sociais e espaciais e criando novas formas de compreender os problemas da sociedade urbana contemporânea. As plataformas computacionais de análise e projeção de dados não têm sido, no entanto, plenamente incorporadas na educação dos futuros arquitetos e planejadores urbanos. Este trabalho busca compreender os mecanismos de inserção de tecnologias computacionais no planejamento e projeto urbano, de forma a orientar a construção de aplicações metodológicas auxiliada por estas para o ensino da disciplina. Para tanto, serão abordados ferramentais de plataformas de Sistemas de Informação Geográfica (GIS); modelagem urbana tridimensional (através de sensoriamento remoto de dados existentes, modelagem procedural e modelagem paramétrica de espaços projetados); visualização de dados urbanos (em plataformas GIS, realidade virtual e realidade aumentada); e os sistemas de simulação urbana – todas estas representando aplicações com destacada visibilidade nas práticas de projeto ou na pesquisa em planejamento e projeto urbano. Busca-se, através desta pesquisa, formular e apresentar um instrumento de planejamento de atividades que integram ferramentas computacionais no ensino de planejamento e projeto urbano e regional. Para testar o instrumento proposto, usamos esta abordagem metodológica em um experimento de inserção de modelagem procedural de ambientes urbanos em um atelier semestral do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta atividade foi avaliada com base em questionários aplicados a participantes e organizadores, e na discussão de resultados com o corpo docente envolvido. Está prevista a realização de mais um experimento utilizando esse instrumento, seguida por uma avaliação geral dos resultados e da metodologia proposta. Avalia-se que o principal desdobramento deste trabalho será, para além da introdução de novas ferramentas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, a criação de um instrumento que poderá ser atualizado e alimentado com dados que orientem a preparação de atividades de ensino de planejamento e projeto urbano e regional.