Banca de QUALIFICAÇÃO: MADONA NATALY GURGEL DE OLIVEIRA

DISCENTE : MADONA NATALY GURGEL DE OLIVEIRA
DATA : 16/12/2021

PROPOSTA DE UM MANUAL PARA OS RESIDENTES DA RESIDÊNCIA DE CLÍNICA MÉDICA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIENCIAS MÉDICAS.

Internato e Residência; Manual de Referência; Educação de Pós-Graduação em Medicina.

Introdução: O desenvolvimento de manuais vem ocorrendo com frequência aprimorando e facilitando o trabalho de profissionais e equipes multiprofissionais, orientando-os no processo saúde-doença e ensino-aprendizagem. Além disso, as universidades através dos programas de residência vêm dispondo de manuais que orientam e instruem os residentes facilitando, padronizando as orientações e as atividades a serem desenvolvidas pelos mesmos Objetivos: Elaborar um Manual de Residência Médica para ser utilizado como documento institucional pelos residentes. Método: Optou-se por uma a revisão integrativa de literatura e análise documental com o objetivo de ordenar, sintetizar e reunir os resultados que estão publicados sobre Manual de Residência Médica como produto educacional. Resultados: Os resultados dessa revisão apontaram para os desafios dos Programas de Residência Médica, enfrentados pelos programas de Pós Graduação, e no que diz respeito aos documentos pesquisados observou-se um certo consenso entre as instituições na construção de um Manual de Residência Médica no sentido está em conformidade com as disposições contidas nas leis vigentes da Comissão Nacional de Residência Médica, possibilitando o cumprimento das regras descritas possibilitará uma convivência ética, harmônica e equilibrada para todos os ingressos nos serviços aos quais estão vinculados de nortear os alunos que ingressam para que os mesmos fiquem cientes do funcionamento e obrigações. Conclusão: Portanto, espera-se que os conteúdos propostos no manual possam fornecer orientações e ajuda aos alunos do Curso de residência em clínica médica, sendo referência para os estudantes.

Presidente - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA