Banca de DEFESA: JOAO PEDRO SANTOS TAVARES

DISCENTE : JOAO PEDRO SANTOS TAVARES
DATA : 06/04/2021

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Internato Não Médico; Manual de Referência; Educação Interprofissional; Organização e Administração.

Os Programas de Residência em Saúde (PRMS) são modalidades de pós-graduação lato sensu que podem operar tanto em parceria com Instituições de Ensino Superior, quanto com Instituições de Saúde. A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), uma Unidade Acadêmica Especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apresenta dois Programas de Residência Multiprofissional em Saúde que são operados em parceria com algumas instituições externas, o que torna necessário a execução de alguns processos de trabalho de forma singular. Dessa maneira, considerando aspectos de contexto histórico e local, este estudo tem como objetivo construir um manual de procedimentos que possa auxiliar residentes, gestores, preceptores, docentes e o secretariado da EMCM no melhor gerenciamento dos PRMS. Por meio de uma pesquisa de intervenção de caráter exploratório, levando em consideração a experiência do pesquisador como secretário dos Programas, buscou-se descobrir os fatores que historicamente causam as dificuldades encontradas e técnicas que pudessem ajudar a melhorá-las tanto em sua execução, quanto na relação com as partes envolvidas. Diante disso, foi possível criar um manual de normas e procedimentos, que contém, dentre outros conteúdos, informações sobre os programas, seus principais procedimentos administrativos, direitos, deveres e sanções aos residentes e muito mais. Concluímos, a partir do exposto, que um documento norteador, como um manual, tem grande potencial para sanar vários problemas existentes no setor público, gerando, por exemplo: facilidade no acesso à informação; melhoramento no norteamento de práticas organizacionais; favorecimento à atualização e melhoria de processos; melhor definição de autores e seus papéis dentro de processos, entre outros.

Presidente - 3055811 - ANA CARINE ARRUDA ROLIM
Externo à Instituição - BRUBO FERRARI EMERICH