Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA KAMILA SOUZA DE OLIVEIRA

DISCENTE : FERNANDA KAMILA SOUZA DE OLIVEIRA
DATA : 28/08/2020
LOCAL: meet.google.com/srv-rnnf-sgf

CONTRIBUIÇÕES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PARA O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Preceptoria, Atenção Primária à Saúde

A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi criada por meio do Programa Mais Médicos, a fim de reorientar a distribuição e formação médica em todo território Nacional.  Por ser uma extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a escola Multicampi avançou com a política de interiorização trazendo oportunidades de formação para graduação e pós-graduação na área de saúde nas regiões distantes das grandes capitais. Inicialmente foi criado o curso de graduação em medicina e em seguida criou-se as modalidades de pós-graduação a exemplo disso a Residência Multiprofissional em Atenção Básica. O presente estudo busca, discutir as implicações da Residência Multiprofissional em Saúde da Escola Multicampi de Ciência Médicas para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Caicó-RN. Este é um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo por meio da técnica de entrevista, teve a participação de 18 profissionais que atuam como preceptores, sendo 10 de nível superior (médicos, enfermeiros e odontólogos) e 8 de níveis médio (técnicos em enfermagem). Deste modo foi construído três categorias temáticas a saber: Mudanças na dinâmica do trabalho em saúde com a inserção da residência; Desafios para potencialização da atuação dos residentes; Expectativas relacionadas a atuação dos residentes. De forma geral a Residência Multiprofissional em Saúde mostrou-se como um potente transformador de realidades, instigando as equipes à produção de saúde e conhecimento de forma inovadora.  Entretanto, nesse processo ainda há fragilidades apontadas que precisam ser sanadas para garantir um maior aproveitamento desses profissionais além de poder servir de base para mensurar seu impacto na comunidade.

Presidente - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Interna - 2075537 - LILIANE PEREIRA BRAGA