Gabarito e chave de resposta da prova teórica (Edital 04/2019)

1. B

2. C

3. D

4. D

5.B

6.C

7.D

8.C

9.A

10.B

11.

Podem ser elencadas três grupos de competências: específicas, comuns e colaborativas. As competências específicas ou complementares são aquelas que identificam ou constroem o reconhecimento social da atuação dos profissionais e se referem aos preceitos legais do exercício de cada profissão. As competências comuns se referem àquelas compartilhadas pelo conjunto de profissionais e constroem a identidade do trabalhador da área da saúde. As colaborativas representam as competências que qualificam profissionais ou estudantes para o efetivo trabalho em equipe. São essas competências que melhoram as relações interpessoais e interprofissionais para o exercício do trabalho em saúde, resgatando o seu caráter eminentemente coletivo (BARR, 1998).

Possibilidades metodológicas: Incorporação dos pressupostos teórico-conceituais e metodológicos da EIP nas diretrizes curriculares gerais para os cursos da saúde, bem como nas diretrizes curriculares para os cursos de graduação em medicina; Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET-Saúde); Incorporação de iniciativas de aprendizagem compartilhada entre os diferentes cursos de saúde; Desenvolvimento docente para a EIP; Integração ensino-serviço-comunidade; Valorização da interdisciplinaridade; Projetos pedagógicos inovadores; Programas dos componentes curriculares; Metodologias de ensino e aprendizagem; Desenvolvimento de competências colaborativas.

(Costa, MV. A educação interprofissional e o processo de formação em saúde no Brasil: pensando possibilidades para o futuro. In: Souza, Rosa Maria Pinheiro (Org.) Nova formação em saúde pública: aprendizado coletivo e lições compartilhadas na RedEscola. Volume 2 / organizado por Rosa Maria Pinheiro Souza e Patricia Pol Costa. – Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, ENSP , RedEscola, 2019. 260 p. : il. color. ; graf. ; mapas ; tab. ISBN: 978-85-9511-030-4)

Notícia cadastrada em: 28/01/2020 14:35