MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA: ENTRE VOZES E OLHARES
Atenção Primaria à Saúde. Avaliação de Programas e Projetos de Saúde. Recursos Humanos em Saúde. Sistema Único de Saúde.
Objetivos: Analisar a percepção de gestores municipais de saúde e trabalhadores da atenção básica acerca do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), bem como os impactos produzidas nos serviços de saúde a após a sua implantação. Método: Estudo descritivo-exploratório, qualitativo, realizado em seis municípios polos das regiões de saúde do Rio Grande do Norte. Participaram 34 sujeitos e utilizou como coleta de dados a técnicas de grupo focal e entrevista. Os dados foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo. Resultados: O PMAQ caracteriza-se como um instrumento orientador das ações e serviços de saúde, favorecendo o norteamento, aprimoramento e introduzindo mudanças no processo de trabalho. Alguns desafios apresentados foram insatisfação na alocação dos incentivos financeiros provenientes do programa, aumento de tarefas e descontinuidade das ações praticadas. Conclusão: O PMAQ permitiu subsidiar a coprodução de novos arranjos e redirecionamentos para o fortalecimento dos programas pertencentes à Atenção Básica em Saúde.