Banca de DEFESA: ISAÍAS FRANCISCO DOS SANTOS

DISCENTE : ISAÍAS FRANCISCO DOS SANTOS
DATA : 08/10/2020
LOCAL: https://meet.google.com/cxz-yatt-qcy

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

Música. Paródia. Ludicidade. Interações Intermoleculares. Compostos Orgânicos. Ensino de Química.

A utilização da música tem sido cada vez mais difundida como uma estratégia alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Apesar da relevância desse conteúdo, percebe-se que os educandos ainda continuam apresentando dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em interligar o nível microscópico ao nível macroscópico da matéria. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa que apresenta alguns elementos do tipo de pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. A análise dos dados referentes às letras das paródias foi feita mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). A coleta de dados ocorreu com a utilização de questionários com questões objetivas para a averiguação da proposta didático/pedagógica. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultará em um Manual de Química e vídeos das músicas parodiadas, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.

Externa à Instituição - IVONEIDE DE CARVALHO LOPES BARROS - UFRPE
Externa à Instituição - CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA - UNILAB