DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise
sobre a curadoria de conteúdo realizada em redes sociais digitais.
Curadoria de Conteúdo. Redes sociais digitais. Extensão universitária. Comportamento informacional.
As atividades de extensão de uma Universidade constituem boa parte da sua face institucional junto à comunidade. Porém, os responsáveis pelas ações, projetos, cursos e grupos de extensão dispensam pouca atenção ao tratamento da informação em suas práticas. Dessa forma, a disseminação de informações por meio das redes sociais digitais não atende parâmetros ideais de eficiência e eficácia. A presente dissertação tem como objetivo geral investigar de que maneira o ferramental oferecido pela curadoria de conteúdo pode contribuir para a melhor disseminação das informações em redes sociais digitais por parte de grupos de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa de procedimento monográfico empregou abordagem qualitativa, com finalidade exploratória, para investigar seis grupos musicais extensionistas da referida escola. Os objetivos específicos foram investigar os comportamentos dos gestores de mídias sociais, identificar e analisar técnicas e elementos de curadoria de conteúdo empregadas, analisar métricas de engajamento dos seguidores e, por fim, oferecer uma política de informação que auxilie a disseminação de informações no contexto das redes sociais.