INDICADORES COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE UM SERVIÇO DE HEMOTERAPIA
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde. Qualidade da Assistência à Saúde. Avaliação em Saúde. Serviço de Hemoterapia.
Introdução: A Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados foi instituída para garantir que o Brasil fosse autossuficiente no setor da hemoterapia, sendo executada e implementada pelo Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados. A hemorrede do estado do Ceará foi concebida para assistir à população, em todas as regiões, disponibilizando sangue e hemocomponentes dentro das especificações técnicas da ANVISA, de acordo com a Política Nacional do Sangue preconizada pelo Ministério da Saúde. A melhoria contínua dos processos é um objetivo fundamental em qualquer sistema de qualidade. Para a avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade a análise dos indicadores faz parte dos processos de segurança no uso do sangue. Justifica-se a realização desse estudo dada a importância em utilizar os indicadores como ferramentas de avaliação de um Sistema de gestão da Qualidade (SGQ). Esta pesquisa torna-se relevante pelo fato de que seus produtos resultantes culminarão na melhoria da qualidade, impactando no monitoramento, planejamento e gerenciamento contínuo dos processos, contribuindo na tomada de decisão e aprimoramento profissional. Objetivo: Analisar a percepção dos colaboradores em um centro de hematologia e hemoterapia de um município do nordeste brasileiro acerca da aplicabilidade de um sistema de indicadores (INDICAH) como ferramenta para o gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, com participação de 23 trabalhadores lotados na instituição do estudo no período de fevereiro a abril de 2020. Para a coleta dos dados, utilizou-se da técnica de grupo focal. Extraiu-se quatro categorias das narrativas: Compreensão profissional quanto aos indicadores de qualidade; Dificuldades relacionadas aos indicadores; Estratégias para melhoria do sistema de indicadores de qualidade e Utilidade dos indicadores na prática. A interpretação das categorias ocorreu mediante análise temática de Bardin. As falas gravadas nos grupos focais foram transcritas para documento Word, em seguida, foram inseridas no software Atlas-ti, versão 8.4.24.0, que favoreceu a codificação dos dados e a organização em categorias e subcategorias. Resultados: O estudo permitiu compreender a percepção da equipe de trabalhadores em relação à aplicabilidade do Sistema INDICAH como ferramenta de gestão de qualidade no HEMOCE. Conclusão: Estes achados contribuem para o planejamento de estratégias para melhoria da gestão de qualidade por meio do uso de indicadores, tais como melhor comunicação, relação setorial, maior divulgação dos indicadores e formas de conquistar o doador moldados de acordo com as necessidades locais.