Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOMEREZ RADUAN DE OLIVEIRA BANDEIRA

DISCENTE : GEOMEREZ RADUAN DE OLIVEIRA BANDEIRA
DATA : 28/07/2016
LOCAL: IMD-CIVT B202

Autogerenciamento de recursos em laboratórios de informática baseados em terminais leves:
Um estudo de caso nos laboratórios de informática da ECT

Software auto-adaptativo, OpenVZ, Virtualização baseada em contêineres, Conteinerização, Virtualização de desktops, LTSP

A tecnologia de terminais leves caracteriza-se como uma solução para a implantação de laboratórios de informática em instituições de ensino.
Tal tecnologia é baseada no uso de terminais clientes com pouco poder computacional conectados via rede a um conjunto de servidores de aplicação.
A virtualização tornou uma grande aliada dos profissionais de TI no que diz respeito à consolidação de servidores devido a redução de custos.
Porém o mal provisionamento de recursos como disco, processamento e memória para as máquinas virtuais pode causar sobrecarga de uma instância, enquanto a outra permanece subutilizada.
Este documento trata dos desafios enfrentados no fornecimento de ambientes remotos através de terminais leves, apresentando a proposta de um sistema auto-adaptativo, denominado ConManager, baseado na utilização de contêineres para implementar o auto-gerenciamento de recursos, como memória e CPU, de servidores virtualizados.
A proposta está sendo aplicada como estudo de caso nos laboratórios de informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1542998 - CARLOS EDUARDO DA SILVA
Interno - 1976579 - BRUNO SANTANA DA SILVA