Banca de DEFESA: ARTEJOSE REVOREDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTEJOSE REVOREDO DA SILVA
DATA : 20/07/2016
HORA: 09:00
LOCAL: CIVT - sala B206
TÍTULO:

Um sistema de controle inteligente de ambientes baseado em rede de sensores e classificação de padrões


PALAVRAS-CHAVES:

Rede de sensores. Microcontrolador Arduino. Controle Inteligente de ambientes. Técnicas de aprendizado de máquina. Medidas para Validação de agrupamentos.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os laboratórios de análises químicas, por se constituírem em um conjunto de testes e procedimentos, usando produtos e equipamentos específicos para tratar dos resultados nas amostras que são testadas, estão sempre sujeitos aos fatores inerentes ao ambiente. Devido a esse fato, controlar fatores como a temperatura e a umidade relativa do ar é tarefa primordial, para que os processos desenvolvidos dentro de tais ambientes (laboratórios de análises químicas) possam ser repetidos dentro dos parâmetros exigidos.

Buscando propor mecanismos de controle para ambientes, mais especificamente para laboratórios de análises químicas, neste trabalho, apresentamos um sistema baseado em rede de sensores e reconhecimento de padrões para controle inteligente de ambientes. Nosso protótipo utiliza os próprios dados gerados pelos sensores distribuídos pelo ambiente, para identificar um padrão de comportamente. Através da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina, identificam-se as classes contidas nos dados (agrupamento), treina-se e testa-se o sistema (algoritmos de classificação), para que o mesmo consiga generalizar o que foi aprendido. Por último, criam-se regras de controle associadas as classes previamente identificadas, para controlar os aparelhos de ar condicionado, tanto o principal quanto o reserva, e mais o desumificador. Dessa forma, o protótipo mantém temperatura e umidade estaveis de forma inteligente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBERTO SIGNORETTI - UERN
Interno - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
Externo ao Programa - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Presidente - 4351681 - JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/06/2016 17:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao