Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLINDO RODRIGUES DA SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLINDO RODRIGUES DA SILVA NETO
DATA: 22/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala B202 do Centro Integrado de Vocação Tecnológica - IMD/UFRN
TÍTULO:

ESIGBI: Uma solução de Business Intelligence descentralizada


PALAVRAS-CHAVES:

Business Intelligence, ETL, BI, Dashboard, ESIGBI, Map Reduce


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A obtenção de resultados concretos com tomada de decisão estratégica exige a análise de dados e variáveis bem consolidadas. Nos dias atuais, é praticamente inviável realizar uma boa análise sem o auxílio de um software para geração de relatórios e estatísticas.

O Business Intelligence (BI) surgiu com o intuito de simplificar a análise de informações gerenciais e estatísticas, gerando uma gama maior de ferramentas analíticas para gerar indicadores através de gráficos ou listagem dinâmica de dados gerenciais. Porém muitas ferramentas de BI disponíveis no mercado possuem um alto custo e limitam sua utilização em redes locais de ambientes desktop, além de ser necessário um nível técnico elevado para sua utilização.

A proposta desde trabalho é criar uma ferramenta BI que seja disponível em nuvem (cloud computing) através de SaaS (Software as Service) e que possa ser simples o suficiente para que qualquer usuário possa manipulá-lo, de forma eficaz e objetiva. Utilizando técnicas de ETL (Extract, Transform, Load) que facilitará a extração e processamento desses dados de forma descentralizada, a aplicação deve apresentar-se leve e disponível em qualquer ambiente computacional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2510306 - FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
Presidente - 012.314.234-20 - GLEYDSON DE AZEVEDO FERREIRA LIMA - UFRN
Interno - 4351681 - JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
Notícia cadastrada em: 21/12/2015 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao