Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSENICE DA SILVA DINIZ

UMA IDEIA TODA AZUL:

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA CONSTITUIÇÃO DE

UMA COMUNIDADE LEITORA

Literatura. Letramento Literário. Formação de leitores.

A importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem na história da humanidade a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a inserção da leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e pensado com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de mediador da aprendizagem. Pensando sobre essa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior visibilidade dentro da escola (e fora dela também!) intencionamos realizar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de ao enveredarmos pelos contos que compõem esta existentes nessa obra, promovermos uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano.  Para realização desse estudo adotamos a abordagem metodológica qualitativa”, partindo da pesquisa-ação, pensada sob a ótica de Thiollent (2011). Para efetivação dessa proposta de intervenção, tendo como base o estudo realizado com o gênero conto, utilizaremos a sequência básica sugerida por Cosson (2016). Tencionamos refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.

Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO