Estudos Econômico e Logísticos para Ferrovias Regionais de Carga
Caso Ferrovia Transnordestina
ferrovias regionais, terminais intermodais, Ferrovia Transnordestina
Ferrovias são fatores primordiais para o desenvolvimento das regiões percorridos
pela seus trilhos e nas áreas de influência. Ferrovias com características de “ferrovias
regionais de carga” são encontradas em toda parte do planeta configurando um potente
instrumento logístico e indutor do crescimento socioeconômico regional, ampliando o
acesso de empresas tanto aos mercados consumidores quanto a oferta de insumos mais
baratos, auxiliando-as no desenvolvimento de vantagens competitivas, e possibilidade de
migração para as regiões periféricas.
Planejada para ser importante corredor de integração e elemento indutor do
desenvolvimento do Nordeste do Brasil, proporcionando uma alternativa de transporte
logística para a região de alta capacidade e baixo custo, interligando dois dos principais
portos nordestinos (Pecém e Suape), a Ferrovia Transnordestina representa o maior e mais
importante projeto logístico em realização no Nordeste.
Investidores decidem pelo aporte de valores baseado na probabilidade de sucesso
do empreendimento, na taxa de retorno de capital e valorização do empreendimento. Desta
forma, é mister que sejam realizados estudos de viabilidade econômica nos projetos de
ferrovias regionais de cargas, isentos de influências políticas e/ou de grupos com interesses
econômicos.
Além do atrativo gerado pelo menor custo do frete a ferrovia regional deverá
apresentar uma eficaz gestão logística no transporte e distribuição de cargas em seus
centros logísticos intermodais compatíveis com as melhores práticas mundiais. Assim, faz-
se imperativo que os terminais intermodais, pátios de manobras e plataformas da ferrovia
sejam ágeis, produtivos e eficazes como o modal rodoviário.