Um escudo contra fake news? A influência da reputação corporativa na
intenção de compartilhamento de notícias falsas empresariais nas redes sociais
on-line
Notícias falsas empresariais. Compartilhamento de notícias.
Reputação corporativa. Redes sociais on-line. Pesquisa experimental.
O objetivo deste trabalho é examinar a influência da reputação
corporativa, da veracidade e da valência da notícia na intenção de
compartilhamento de notícias empresariais nas redes sociais on-line. O que
motivou o estudo foi o aumento do número de notícias falsas empresariais nas
redes sociais e a escassez de pesquisas empíricas que ajudem a entender e
combater a disseminação dessas notícias nas redes sociais. O método de
investigação é um experimento fatorial on-line 2 (reputação corporativa:
desfavorável vs favorável) x 2 (veracidade: falsa vs verdadeira) x 2 (valência:
negativa vs positiva) aleatorizado em blocos completos e os sujeitos são 369
usuários de redes sociais on-line com alguma familiaridade com as empresas
citadas no estímulo do experimento. O estímulo experimental são oito notícias
empresariais extraídas da internet. Os dados foram coletados por meio de um
questionário on-line sobre intenção de compartilhamento, entre outras
variáveis, e analisados por meio da técnica de análise de variância de três
fatores (three-way ANOVA). Os resultados evidenciam que a reputação
corporativa, a veracidade e a valência podem influenciar a intenção de
compartilhamento de diferentes formas. Em especial, os resultados sugerem
que a reputação corporativa favorável pode atuar como um “escudo” contra
notícias falsas negativas, mas não contra notícias falsas positivas – neste
último caso, a reputação corporativa favorável pode atuar como um
potencializador da intenção de compartilhamento. Sob o ponto de vista teórico,
este trabalho pode ser utilizado por estudantes e pesquisadores para
compreender o compartilhamento de notícias falsas e os efeitos da reputação
corporativa. Sob o ponto de vista prático, o trabalho pode ser utilizado por
gestores para monitorar a reputação corporativa e traçar estratégias de
combate a disseminação de notícias falsas negativas por meio da reputação.