COUCHSURFING E CONSUMO COLABORATIVO:
ANÁLISE DOS VALORES NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA INTERPESSOAL
Consumo Colaborativo. Confiança. Valores. Couchsurfing.
A partir do desenvolvimento tecnológico, com a web 2.0 e o aumento das plataformas online de serviço de rede compartilhada nas últimas duas décadas, surge um novo modo de consumir, estabelecido também diante das crises socioeconômicas e ambientais (BOTSMAN; ROGERS, 2011). Este conjunto de fatores acelerou a necessidade de racionamento e ganhou propulsão ao compartilhamento, especialmente no contexto online. O consumo colaborativo surge enquanto modelo econômico alternativo, convergindo socialismo e capitalismo a partir do consumo pelo acesso (RIFKIN, 2016; VERAS, 2018). Notoriamente, para o setor turístico, o consumo pelo acesso tem impactado positivamente por meio de modelos de negócio como compartilhamento de hospedagem (Airbnb, Hostel, entre outros), alimentação (Eat with, Dinner, entre outros) e mobilidade (por exemplo, Valenbisí, blablacar, uber). No consumo colaborativo turístico, há especial destaque para a plataforma Couchsurfing, que movimenta 4 milhões de membros ao redor do mundo e demonstra mudança ao comportamento turístico pós moderno em viagens (WANG, 2000). Hóspedes e anfitriões criam relações que se iniciam no ambiente online e perpassam o ambiente offline, com a hospedagem, não havendo qualquer relação baseada em valores monetários nesse contexto. Assim, esta pesquisa buscará compreender os fatores relevantes para a construção da confiança entre pares na plataforma couchsurfing a partir da Confiança Interpessoal e da Teoria de Valores de Schwartz (1992; 1994; 2012). Para tanto, requerendo profundidade de investigação, será desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa sob uma ótica construtivista em nível exploratório. A coleta dos dados primários da amostragem por acessibilidade e não probabilística será feita através de entrevistas episódicas com roteiro semiestruturado com base nas teorias de valores e confiança interpessoal, com os membros da comunidade couchsurfing de Natal-RN, em recorte transversal único. Além disso, haverá pesquisa documental para triangulação de dados. Para compreensão dos dados e resultados, será desenvolvida uma análise de conteúdo (BARDIN, 2011), através do CAQDAS Atlas.ti 7. Com o presente estudo, é esperado que haja o aprofundamento das teorias de valores e confiança associadas, bem como o desenvolvimento científico do recente fenômeno do Consumo Colaborativo, haja vista seu impacto no comportamento de consumo e emergência de modelos de negócio na atualidade.