A INFLUÊNCIA DO BACKGROUND FAMILIAR NO ACESSO AO ENSINO TÉCNICO FEDERAL BRASILEIRO
Background familiar, Educação, Ensino Técnico, Processos seletivos
A sociedade tem passado por transformações sociais e culturais nas últimas décadas que tem modificado os padrões sociologicamente aceitos. Houve quebras de paradigmas na política, religião, esportes e economia. Os tempos passam, mas a necessidade da população em edificar seu conhecimento sobre bases sólidas de cultura e sabedoria não adormece, mas cresce a cada tempo. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados com o intuito de se ampliarem as ofertas educacionais nos estados e território do Brasil. Para se ingressar nos IF’s é necessário participar do processo de seleção, já que as vagas são limitadas, no entanto busca-se compreender a importância que as estruturas familiares tem na aprovação ou reprovação do estudante pleiteante a vaga. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do Background familiar, como determinante de desempenho do aluno, no acesso ao Ensino Técnico Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Utilizar-se-á, para tanto, dados secundários correspondentes a dois bancos de dados perfazendo um total de 19.226 observações para as vagas ofertadas no ano de 2013. Estudos preliminares apontam para um elevado impacto das variáveis de background familiar (escolaridade do pai, escolaridade da mãe, renda familiar) sobre o desempenho dos estudantes candidatos a uma vaga nos processos seletivos de universidades federais e concursos públicos.