Um Ambiente Interativo de Apoio ao Ensino de Lógica de Programação nos Cursos Técnicos (EaD) do Instituto Metrópole Digital/UFRN.
Ensino de Programação, EaD, Plataformas Interativas
O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção no material
didático da disciplina de Lógica de Programação dos cursos técnicos ofertados na modalidade
a distância, do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte. Essa intervenção foi proposta como resultado de uma pesquisa mista-exploratória
online com centenas de alunos dos referidos cursos ofertados. Para a implementação da
proposta, realizou-se análise frequência descritiva sobre dados quantitativos acerca do desempenho
acadêmico de 2.500 discentes dos primeiros semestres letivos dos anos de 2015 e
2016. Foram aplicados questionários online com mais de 600 alunos para identificar o perfil
desses estudantes. Também realizaram-se entrevistas semiestruturadas com efetivo de 37
alunos, com critérios de score e idade para a definição dos grupos de entrevista. Com base
nos dados obtidos e analisados na pesquisa, implementou-se uma proposta de intervenção
inserindo um recurso no material didático utilizado na disciplina de Lógica de Programação
para o referido curso. Essa intervenção adiciona o recurso que permite a realização,
pelo aluno, de exercícios de programação utilizando uma linguagem de programação de
alto nível aliada ao recurso de feedback automatizado.