Banca de DEFESA: FELIPE LEITE GUEDES

DISCENTE : FELIPE LEITE GUEDES
DATA : 02/09/2021
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/xjw-knca-zbc

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM ATLAS ONLINE DE PATOLOGIA RENAL PARA APOIAR O ENSINO DAS GLOMERULOPATIAS

Tecnologia Educacional; Hipermídia; Nefrologia; Patologia.

OBJETIVOS: Os objetivos do projeto sãodesenvolver e publicar uma plataforma virtual de Patologia Renal para o ensino das Glomerulopatias e avaliar como médicos residentes reagiram a forma de aprender através do uso da tecnologia educacional desenvolvida.METODOLOGIA: O trabalho foi dividido em duas partes. A primeira relacionou-se a construção de uma plataforma online para ensino das glomerulopatias, o NefroAtlas. O desenvolvimento da plataforma foi realizado através da colaboração dos serviços de Nefrologia do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), do Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica da Universidade Federal do Maranhão (LIME-UFMA) e do Instituto Metrópole Digital da UFRN (IMD-UFRN). Para a apresentação do desenvolvimento da plataforma foi apresentado o modelo de design instrucional “ADDIE”. A segunda parte da pesquisa incluiu uma pesquisa qualitativa, em que 8 médicos residentes do HUOL, utilizaram o Atlas por um intervalo de quinze dias e deram opiniões sobre seu processo de ensino-aprendizagem através de um grupo focal. Foi realizada uma análise temática do material obtido por gravação de voz. RESULTADOS: A plataforma de ensino foi desenvolvida e publicada no formato de website. Apresenta três seções: Módulos, Provas e Relatórios. Os Módulos contemplam: dois principais temas (Rim Normal e Nefrite Lúpica, principal patologia diagnosticada por biópsia renal no HUOL). Como recursos didáticos foram incluídos: casos clínicos, direcionamentos e questões motivadoras, textos explicativos, imagens de patologia renal destacadas e provascom objetivo de autoavaliação do discente. A avaliação dos residentes evidenciou que o projeto foi favorável a aquisição de novos conhecimentos, apresentou pontos positivos relacionados ao uso do recurso tecnológico e na forma de apresentação do conteúdo. Houve espaço para a exposição das mudanças sugeridas pelo grupo de residentes. CONCLUSÕES: O projeto pode ser ampliado utilizando as colaborações obtidas através do grupo focal. Plataformas de ensino semelhantes ao NefroAtlas podem ser inseridas através do Ensino Híbrido para complementar o aprendizado dos campos de prática da Residência Médica, tendo potencial para serem inclusas na Graduação.

Externa ao Programa - 1885001 - ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO RODRIGUES
Externa à Instituição - EDNA REGINA SILVA PEREIRA - UFG