Banca de DEFESA: SHEILA DUARTE DE MENDONÇA

DISCENTE : SHEILA DUARTE DE MENDONÇA
DATA : 18/11/2020
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/mco-ftsq-pzp

PROPOSTA DE CURSO SEMIPRESENCIAL SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PARA PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Tecnologia Educacional; Materiais de Ensino; Internato não Médico; Preceptoria.

Objetivo: propor um curso semipresencial sobre Metodologias Ativas de Ensino em Saúde para preceptores da Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal. Método: pesquisa metodológica, com coleta prospectiva de dados mistos, realizada em três etapas (diagnóstico situacional, Scoping Review e construção da proposta do curso), entre abril de 2019 e março de 2020. Participaram 22 preceptores da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com nº do parecer 3.180.283/2019. Resultados: todos os profissionais iniciaram a preceptoria de forma repentina e apenas um recebeu treinamento, 36,4% não orientam a prática e teoria de forma interligada, 31,8% não conhecem as metodologias ativas e apenas 27,2% utilizam pelo menos um tipo, sem dificuldades. Algumas das fragilidades da preceptoria foram a falta de tempo, de formação e de curso específico para preceptor. Na Scoping Review, foi observada produção ascendente na área da educação na saúde, provavelmente pela preocupação recente com o uso de metodologias ativas. Quanto ao uso dessas metodologias, destacaram-se a Tenda Invertida e Projeto Terapêutico Singular. Algumas das potencialidades destacadas foram: favorecimento do cuidado interprofissional e aprendizagem significativa. Enquanto alguns desafios: dificuldade de superar a lógica tradicional de ensino e despreparo pedagógico do preceptor. Foi elaborada uma proposta de curso semipresencial sobre as metodologias ativas de ensino direcionado aos preceptores da Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal para apoio à prática pedagógica adequada que promova uma formação crítico-reflexiva dos residentes. Com um total de 60 horas, o curso abordará sobre o que são, como e quando utilizar as metodologias ativas; os tipos de metodologias com suas possibilidades e especificidades do uso; e feedback para o residente. Conclusão: com a proposta de uma parceria com o hospital para tornar a capacitação institucionalizada, pretende-se realizar o curso, implementar o uso das metodologias ativas e avaliação de todo o processo de treinamento e implementação e, assim, contribuir com a qualidade do ensino no âmbito da Residência Multiprofissional em Saúde.

Interna - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Externa à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO - UERN
Externa ao Programa - 4149590 - MARIA DE LOURDES COSTA DA SILVA
Presidente - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR