Banca de QUALIFICAÇÃO: DEVANI FERREIRA PIRES

DISCENTE : DEVANI FERREIRA PIRES
DATA : 09/07/2020
LOCAL: Online - link: meet.google.com/gqg-gghf-xtn

A puericultura enquanto espaço de educação e trabalho interprofissional em saúde

Educação Interprofissional; Relaçõesinterprofissionais;Puericultura;Equipe interdisciplinar de saúde.

A primeira infância é um período caracterizado por um rápido crescimento físico, desenvolvimento neuropsicomotor, sensorial, imunológico e pela aquisição da linguagem. É considerado um período crítico e sensível pelo impacto que exerce sobre a saúde ao longo da vida. A Puericultura exige a interdisciplinaridade para lidar com as múltiplas demandas biopsicossociais e ambientais que envolvem a criança e a sua família. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de incorporação dos marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional no ensino em Puericultura para diferentes estudantes dos cursos da área das ciências da saúde. O desenho do estudo é do tipo qualitativo, através da pesquisa-ação, desenvolvido em três etapas. A primeira etapa corresponde a construção de um projeto pedagógico e a elaboração de um programa educacional destinado ao ensino interprofissional em puericultura; na segunda etapa, a realização da oferta pedagógica e a terceira etapa à avaliação do programa educacional. O diário de pesquisa foi utilizado como método de coleta de dados na primeira etapa, resultando na elaboração de um E-book com a sistematização do grupo de discussão. A segunda etapa contará de registro observacional das atividades desenvolvidas no curso e a análise da escala Likert na avaliação do curso realizada pelos estudantes. A terceira etapa corresponderá a análise de conteúdo dos portfólios reflexivos elaborados por docentes e discentes. O estudo contou com a participação de dezenove estudantes distribuídos entre os cursos de graduação em Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina e Nutrição e quatro docentes, um por departamento. Os dados obtidos dos portfólios serão submetidos à análise de conteúdo, observando as seguintes fases: leitura flutuante; leitura minuciosa; classificação segundo o critério de objeto de referência; codificação e a determinação das categorias. A Puericultura enquanto espaço de educação interprofissional e prática colaborativa em saúde mostrou-se factível e reprodutível, com a potencialidade de contribuir com melhores resultados na saúde através da capacitação de discentes.

Presidente - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Interno - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 29/06/2020 06:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao