Banca de DEFESA: FELIPE NOBREGA ZENAIDE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE NOBREGA ZENAIDE
DATA : 30/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 05, do 4º subsolo do HUOL/UFRN
TÍTULO:

A ATENÇÃO PRÉ-NATAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação interprofissional; práticas colaborativas; assistência à saúde.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A realidade dos serviços de saúde com indicadores insatisfatórios, alto custo e pouca efetividade mostra a necessidade de mudança urgente. Este cenário tem sido alcançado como reflexo da formação dos profissionais da saúde de forma isolada, fragmentada e com pouca comunicação e interação. A educação interprofissional com o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe tem se mostrado como estratégia eficaz para esta transformação. Partindo dessa problemática a pesquisa tem o objetivo de explorar os princípios teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional através da inserção dos residentes de Medicina (ginecologia e obstetrícia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Farmacologia e Nutrição na consulta interprofissional de pré-natal. Trata-se de um estudo de caso observacional e de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram residentes, do programa e multiprofissional e médica do Hospital Universitário Ana Bezerra, que participaram da consulta de pré-natal interprofissional. Adotou o grupo de discussão como técnica de coleta de dados, a partir de casos atendidos na consulta de pré-natal interprofissional. A análise do grupo foi realizada através de três fases: uma pré-análise com as expectativas do pesquisador, a análise do discurso grupal com a captação da linguagem verbal e não verbal, consensos e dissensos e uma fase reflexiva com as contestações entre a primeira e a segunda fases de análise. Os resultados foram de grande riqueza com o surgimento de competências colaborativas como clareza de papéis, centralidade no usuário já no primeiro encontro, seguido por funcionamento em equipe, liderança colaborativa no segundo encontro de forma a surpreender as expectativas dentro da pré-análise com assimilação e aplicação durante as consultas seguintes das competências trabalhadas. A evolução do grupo ao longo dos encontros teve uma trajetória positiva, evidenciando as potencialidades referentes ao serviço em questão, confirmando a educação interprofissional como ferramenta frutífera na transformação dos profissionais, o pré-natal como cenário adequado, o método eficaz na produção de conhecimento e o ambiente das residências médica e multiprofissional como potente e fértil à implementação da educação interprofissional e o desenvolvimento do trabalho em equipe colaborativo. Todo o estudo foi realizado com base nos princípios da ética e bioética, estabelecidos pela Resolução do CNS nº466/12.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa à Instituição - ROSANA APARECIDA SALVADOR ROSSIT - UNIFESP
Interna - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 17/05/2019 10:55
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