Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO THIEME LIMA

DISCENTE : BRUNO THIEME LIMA
DATA : 30/05/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Espaço João Machado

Avaliação do aprendizado de procedimentos cirúrgicos no programa de residência de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN, com o instrumento de ‘avaliação baseado em procedimento’ (Procedure Based Assesment)

Otorrinolaringologia; Educação baseada em competências; Residência Médica; Avaliação de desempenho profissional.

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no treinamento em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assesment - PBA), utilizado nos programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com 6 residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação de um instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar que os alunos alcançaram graus de competências esperados para os períodos de treinamento em que se encontravam. As avaliações dos preceptores e auto-avaliações dos residentes foram compatíveis e instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço.

Interno - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Externa ao Programa - 1350334 - LUCIANA FONTES SILVA DA CUNHA LIMA
Notícia cadastrada em: 17/05/2019 09:11