Banca de DEFESA: REGINA CLAUDIA RAFAEL DE SOUZA MARINHO

DISCENTE : REGINA CLAUDIA RAFAEL DE SOUZA MARINHO
DATA : 20/03/2018
LOCAL: Escola Multicampi de Ciências Médicas

PROPOSTA DE INSERÇÃO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS COMPETÊNCIAS OFTALMOLÓGICAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE MEDICINA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Oftalmologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Medicina.

A partir da análise do histórico do ensino da medicina e da oftalmologia, particularmente no Brasil, o presente trabalho visa apresentar uma proposta para a inserção de conteúdos relacionados às competências oftalmológicas no currículo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). A partir de uma pesquisa longitudinal, de caráter pesquisa-ação, o trabalho pretende definir os temas de maior relevância da área da Oftalmologia, baseado na recomendação do Conselho Internacional de Oftalmologia(ICO), para a formação do médico generalista, distribuindo os conteúdos selecionados nos diferentes eixos do currículo da EMCM, sistematizando o ensino dessas temáticas, seguindo a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Nesse sentido, a inserção do componente oftalmológico dentro do curso de graduação funcionaria como estratégia para preparar de maneira efetiva o profissional para sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando melhores ferramentas para que esses alunos reconheçam e atuem de maneira eficaz ante as principais enfermidades oftalmológicas existentes na região do Seridó.

Externo à Instituição - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA - UERN
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO