Banca de DEFESA: JOELIA CELESTE VIEIRA GERMANO

DISCENTE : JOELIA CELESTE VIEIRA GERMANO
DATA : 11/12/2017
LOCAL: Escola Multicampi de Ciências Médicas

Avaliação do perfil dos estudantes do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte/UFRN

Educação médica. Estudante. Perfil. Currículo.

Parcela significativa da população brasileira que reside nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades sofre com a falta de assistência médica, pois nessas localidades é recorrente a falta desses profissionais para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa escassez de médicos nos serviços de saúde muitas vezes é relativa, já que parte da problemática reside não apenas no quantitativo de médicos no Brasil, mas em sua distribuição no território nacional. Entendendo esta dificuldade de provimento e fixação de profissionais no interior do país, foi implementado em 2013, pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos (PMM). Neste contexto foi criada a Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN). O curso de medicina da EMCM busca formar profissionais adequados para atuar efetivamente no mercado de trabalho, particularmente no contexto rural e fora dos grandes centros urbanos, valorizando as necessidades de saúde da população e seus valores éticos e culturais.  Esta pesquisa visa conhecer o perfil dos estudantes do curso de medicina da EMCM na tentativa de que as informações obtidas possam subsidiar estratégias pedagógicas que contribuam com um melhor desempenho acadêmico e consequentemente com a formação de médicos em sintonia com as necessidades do SUS.

Externo ao Programa - 2249092 - ANA LUIZA DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO