Banca de DEFESA: JOSE WILAMY COSME RABELO

DISCENTE : JOSE WILAMY COSME RABELO
DATA : 22/06/2017
LOCAL: Auditório 110, EMCM-UFRN

Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem Aplicada na Disciplina de Medicina Laboratorial: Percepção dos Estudantes

Medicina laboratorial; Metodologias ativas; Ensino-Aprendizagem.

A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM-UFRN) foi criada em 2013 com a implantação do curso de Medicina com campus no interior, no município de Caicó. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da EMCM segue o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina ao adotar metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, tendo o professor como facilitador deste processo. A integração entre os conteúdos sob uma ótica contextualizada leva a melhor compreensão para uma aplicação imediata dos saberes. Os conteúdos de Medicina Laboratorial (ML) estão presentes em diversos segmentos do currículo do curso, sendo a disciplina ML, uma optativa que visa incrementar as habilidades de solicitação/interpretação de dados laboratoriais, considerando o custo-benefício. O objetivo deste trabalho é construir e aplicar a disciplina de ML utilizando metodologia ativa de ensino-aprendizagem a estudantes de medicina e avaliar sua percepção. Ao final da disciplina, foi aplicado um instrumento para avaliar o grau de concordância dos estudantes sobre a efetividade do emprego de metodologia ativa na disciplina de ML. Utilizando a escala Likert, foram calculadas as médias e desvios padrões (DP) das respostas. Contando com a participação de 25 estudantes, foram analisadas as respostas sobre as temáticas: 1 - Disciplina, 2 - Infraestrutura, 3- Professores e  4 - Alunos. A concentração das médias próxima ao limite superior da escala sugere positiva percepção dos alunos frente à metodologia utilizada. Podendo esta, levar a uma motivação intrínseca pelo aprendizado e, consequentemente, facilitando seu processo. A concentração das médias próxima ao limite superior da escala sugere positiva percepção dos alunos frente à metodologia utilizada. Podendo esta, levar a uma motivação intrínseca pelo aprendizado e, consequentemente, facilitando seu processo de aprendizagem. A partir da percepção dos estudantes, é possível concluir que o emprego de metodologias ativas na disciplina ML favorece o processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 2072824 - MARCELO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2962496 - RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
Externo à Instituição - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA - UERN
Notícia cadastrada em: 20/06/2017 14:54