Banca de DEFESA: PAULO SANTIAGO DE MORAIS BRITO

DISCENTE: PAULO SANTIAGO DE MORAIS BRITO
DATA: 28/10/2015
LOCAL: Sala de teleconfêrencia departamento de Pediatria

A SIMULAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO DE HABILIDADES NO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PUNÇÃO LOMBAR.

PUNÇÃO LOMBAR; HABILIDADES; SIMULAÇÃO

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A análise do líquor obtido através de punção lombar é de importância ímpar na prática médica e ganha cada vez mais espaço no diagnóstico de doenças autoimunes primárias do sistema nervoso e nas demências. Os estudos mostram que o treinamento em simulador é capaz de proporcionar aprendizado de habilidades técnicas, aquisição e retenção do conhecimento, melhorar a autoconfiança do aprendiz e possibilita a transferência para a prática clínica. Nós pretendemos com esse estudo avaliar a efetividade do treinamento de estudantes de graduação de medicina com manequim simulador para punção lombar, levando em consideração aspectos quantitativos (desempenho em testes padronizados) e qualitativos (percepção dos estudantes a respeito do método e do processo de ensino-aprendizagem). Foi desenvolvida uma aula prática usando um guia de auto-avaliação que também serviu para avaliação entre pares. Realizamos instrução através de vídeo on line indicado para ser assistido antes do treinamento presencial. Os participantes foram divididos em grupos de 5 e tiveram treinamento seguindo os princípios da prática deliberada, fornecimento de feedback, e todos os participantes conseguiram executar pelo menos uma punção lombar no simulador. Foram aplicados questionários a respeito de autoconfiança e qualidade do treinamento. A temática do treinamento em punção lombar foi considerada relevante, e a aula prática foi bem avaliada em relação ao seu formato. Depois de dois anos do treinamento inicial, parte dos estudantes foi voluntariamente submetida a testes de retenção do conhecimento. A intervenção pontual mostrou-se capaz de promover retenção na técnica de punção lombar, sem equívocos significativos, sugerindo a transferência para uma situação real com paciente.

Externo ao Programa - 3242753 - HENIO GODEIRO LACERDA
Presidente - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externo à Instituição - PEDRO BRAGA NETO - UECE
Notícia cadastrada em: 26/10/2015 13:32