Banca de DEFESA: ADSON JOSÉ MARTINS VALE

Educação Interprofissional, Educação Médica, OSCE, Atendimento Pré- Hospitalar

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Para a atuação em urgências é importante que os profissionais de saúde desenvolvam competências específicas e diferenciadas, o que nos mostra a importância do planejamento da capacitação em urgência. Assim os cursos de medicina e enfermagem devem favorecer o desenvolvimento dessas competências e habilidades, para avaliá-las, há necessidade de vários instrumentos direcionados para os diversos domínios. O objetivo do presente estudo foi analisar as competências essenciais em suporte básico e avançado de vida no ambiente pré-hospitalar e o seu processo de implementação nos cursos médico e de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo metodológico e prospectivo, com 24 discentes de medicina do internato e de enfermagem do estágio supervisionado, que realizaram estágio teórico-prático no atendimento de urgências pré-hospitalares. Realizaram-se aulas semanais teórico-práticas por um semestre letivo, ministradas por médicos e enfermeiros do APH. Os temas abordados foram: SAV e SBV, transporte seguro em urgências clínicas, traumáticas, gineco-obstétricas, pediátricas e psiquiátricas. Foi realizada atividade prática em ambulâncias. Os discentes também participaram de estações práticas realizadas através do Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), no Laboratório de Habilidades do Centro de Ciências da Saúde. Foi realizado pré-teste, pósteste e OSCE. Os alunos foram estimulados ao raciocínio crítico-reflexivo e sobre a importância da integração entre médicos e enfermeiros. Observou-se que 88% dos alunos apresentaram aumento de score em relação ao pré- teste. Estudantes de medicina e enfermagem da UFRN, apresentam expectativas semelhantes com relação às habilidades essenciais adquiridas durante atividade de formação. Os resultados do presente estudo servirão de base para organização da atividade de formação interprofissional em urgência pré-hospitalar do curso médico e de enfermagem, bem como contribuiu para organizar estações práticas, identificando as competências clínicas básicas, e implementando instrumentos de avaliação discente da UFRN.

Presidente - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Interno - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externo ao Programa - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Externo à Instituição - JULIANA BALBINOT REIS GIRONDI - UFSC