Banca de QUALIFICAÇÃO: OSIEL LOBO DE MIRANDA

DISCENTE : OSIEL LOBO DE MIRANDA
DATA : 07/06/2022
LOCAL: Escola de Música

A HISTÓRIA DO ENSINO DA TROMPA EM PERNAMBUCO: possibilidades formativas para promover a inserção da trompa no frevo

Trompa, ensino do instrumento, Performance, Frevo.

Esta dissertação tem como objetivo mostrar a história da trompa em Pernambuco no período de 1700 até os dias atuais, contribuindo para uma análise sobre o contexto do ensino e práticas em diferentes épocas. Nesse contexto, veremos que os processos de ensino/aprendizagem, através de vários meios formais ou informais, a germinação do gênero frevo e seus afluentes, transformações e mudanças de instrumentos musicais mais apropriados dentro de um cenário de modernização. No entanto, para atingir os objetivos gerais e os objetivos específicos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com maestros e compositores do universo do frevo, também com os professores de trompa pernambucanos e ainda com trompistas profissionais e estudantes. Esses objetivos têm a pretensão de conhecer as principais metodologias aplicadas no ensino da trompa. Procurou-se investigar quais os conteúdos que estão sendo aplicados na contemporaneidade, e averiguar se esses materiais contemplam o gênero frevo. Também foi executada uma revisão de literatura, pesquisando trabalhos referentes a história do instrumento, da banda de musica em Pernambuco e trabalhos relacionados à educação musical e à performance. Quanto as entrevistas, foi possível obter os resultados do que foi proposto para o presente trabalho como: a relação dos entrevistados com o repertorio frevístico. Ainda foi possível conhecer todo o cenário da história da trompa em Pernambuco, os tipos de instrumentos usados em diferentes épocas e do seu. Conhecido se fez também a sintonia dos professores nas suas opiniões sobre os materias utilizados na formação do discente. Todo os entrevistados contribuíram com informações valiosas referente a inserção da trompa nas orquestras de frevo, executando as três modalidades; o frevo de rua, o frevo de broco e o frevo de salão.

Interno - ***.525.104-** - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Presidente - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
Externo à Instituição - RINALDO DE MELO FONSECA - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 17:06