Banca de QUALIFICAÇÃO: SILAS ALVES DA SILVEIRA BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILAS ALVES DA SILVEIRA BARRETO
DATA : 18/06/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Sala 22
TÍTULO:

O ENSINO DO EUFÔNIO EM NÍVEL SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Eufônio. Performance. Prática instrumental. Ensino de instrumento.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Nesta pesquisa, intitulada “O Ensino de Eufônio no Nível Superior nas
Universidades Federais do Brasil”, foi realizada a investigação das características do
ensino do eufônio, com referências à prática instrumental e ao ensino do instrumento. A
pesquisa buscou, portanto, entender o processo de ensino nessas instituições federais que
têm o curso de nível superior neste instrumento na atualidade.
Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, foram realizadas quatro
entrevistas semiestruturadas com professores das universidades: Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN) a fim de conhecer as principais características metodológicas do ensino de
eufônio e, também, de analisar os planos de cursos dessas universidades, buscando
identificar os materiais didáticos tradicionais e não tradicionais em uso, bem como
verificar os tipos de repertório contemplados.
Também foi realizada uma revisão exploratória da literatura, com foco em
trabalhos relacionados à performance, que retratam a prática instrumental e lidam com a
maneira de tocar um instrumento, bem como trabalhos relacionados à Educação Musical,
que retratam o ensino de instrumento, abordam aspectos relacionados à maneira de
ensinar a tocar um instrumento, e, que possam conter outras questões pedagógicas
relacionadas aos instrumentos musicais. Nesse sentido, o referencial teórico busca
apresentar os trabalhos que mais se relacionam à esta pesquisa, a fim de identificar
peculiaridades relativas tanto ao professor do instrumento quanto ao aluno e discutir, sem
entrar em muitos detalhes, sobre particularidades quanto às habilidades técnicas
necessárias ao eufonista formado nas referidas instituições.
Em adição ao Referencial Teórico, com o resultado das entrevistas foi possível
conhecer o perfil dos professores entrevistados e alguns aspectos que moldaram sua
atividade docente, tais como: os primeiros contatos com a música; as influências que
receberam durante a sua vida musical; as primeiras práticas de ensino em que estavam
inseridos, como professores, como alunos ou mesmo como instrumentistas de grupos
onde puderam receber instruções. Tais observações a respeito das vivências do docente
tornam possível obter o resultado desta pesquisa, elucidando as características
metodológicas do que tem sido o ensino de eufônio no país, especialmente no contexto
do nível superior nas universidades federais brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2265109 - FERNANDO DIEGO RODRIGUES DOS SANTOS
Presidente - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
Interno - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 07/06/2019 16:25
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