Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO AUGUSTO DA SILVA

DISCENTE : PEDRO AUGUSTO DA SILVA
DATA : 20/06/2018
LOCAL: Sala 18 Escola de Musica

Concertino n.1 para trombone e orquestra de cordas do compositor Fernando Deddos: perspectivas técnico-interpretativas e pedagógicas

Performance musical. Ensino de instrumento. Trombone.

Na construção de uma performance musical, diversos procedimentos são utilizados em função da criação interpretativa de uma obra, especialmente os planejamentos de prática instrumental são utilizados por estudantes, professores e instrumentistas profissionais para o desenvolvimento de sua performance musical. Diante da prática instrumental em função da construção da performance musical no instrumento e a diversidade de procedimentos que constituem a elaboração da interpretação musical, há a necessidade de compreensão e eficácia dos planejamentos utilizados para o processo que contribui diretamente no resultado da performance. Nessa direção, propõe-se neste trabalho compreender os processos de construção da performance musical no Trombone sobre o Concertino N.1 para Trombone e Orquestra de Cordas do compositor Fernando Deddos. Nesse sentido, a produção científica brasileira sobre o instrumento em questão será consultada, e as literaturas mais gerais no âmbito da performance e ensino de instrumento são utilizadas de forma complementar. Para o desenvolvimento deste estudo, farão parte da pesquisa encontros com o compositor visando à fomentação de dados informativos sobre a peça estudada e analise técnico-interpretativa da obra, buscando compreender as principais características da obra viabilizando as possibilidades interpretativas e desafios para o interprete trombonista, bem como entrevistas semiestruturadas com interprete no qual a obra foi dedicada e outros, nos quais já tocaram a obra. Espera-se com esta pesquisa ampliar o discurso sobre a obra estudada, bem como fomentar ideias para construir um conhecimento técnico-interpretativo e pedagógico no que diz respeito a performance musical no trombone a partir da obra estudada. Para a área da música em geral, entendo que a realização deste trabalho é relevante por que pouco se tem discutido no Brasil sobre a música contemporânea, bem como a construção da performance e do ensino do trombone sobre essa temática.

Interno - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Presidente - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA