Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE MACHADO FREIRE

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE MACHADO FREIRE
DATA : 25/08/2017
LOCAL: Sala 03 Escola de Musica

PROCESSO COLABORATIVO NA OBRA ARENGARÔA (2017) UMA PERFORMANCE PARA PLÁSTICOS AMPLIFICADOS, PERCUSSÃO E COMPUTADOR

Arengarôa; Colaboração compositor-interprete; Percussão; Live eletronic.

O presente artigo discute aspectos práticos-interpretativos durante o processo de colaboração entre intérprete e compositor, os quais resultaram na obra Arengarôa (2017), do compositor Caio Pierangeli. O objetivo deste trabalho é descrever as técnicas desenvolvidas pelo interprete e aplicadas em materiais plásticos na performance percussiva com interação tecnológica.

A metodologia consistiu em coleta de objetos plásticos descartados, seguida de oficina de experimentação compreendida em três momentos: construção de instrumentos; desenvolvimento técnico-instrumental; e a criação da programação computacional.

Como resultado preliminar dessa pesquisa, destacamos: os instrumentos confeccionados; criação das técnicas aplicadas aos plásticos; escolha das sonoridades resultantes; estratégias de amplificação dos plásticos; criação do processamento sonoro e interação de eletrônicos em tempo real.

A partir disto, descrevemos o processo colaborativo entre compositor e interprete na criação de uma programação computacional criada para expandir as sonoridades dos plásticos. Este processo culminou na composição de Arengarôa (2017), uma obra para plásticos amplificados, percussão e computador

Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Interno - 1301266 - EZEQUIAS OLIVEIRA LIRA