Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO BORGES BARBOZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO BORGES BARBOZA
DATA : 16/06/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica
TÍTULO:

TRÊS ESTUDOS PARA TROMPETE E PIANO DE JOSÉ SIQUEIRA: uma abordagem técnico interpretativa e sua preparação para performance através da utilização de métodos aplicados aos estudos de rotina do intérprete.


PALAVRAS-CHAVES:

José Siqueira. Trompete. Maestro. Compositor. Três estudos para Trompete e Piano. Performance


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A presente dissertação em performance musical apresentará questões interpretativas em determinados trechos da obra Três estudos para Trompete e Piano do compositor José de Lima Siqueira (1907–1985). Trata-se de uma obra escrita para Trompete solista com acompanhamento do Piano, escrita em 1963 e dedicada ao trompetista brasileiro Valdomiro Alves. O objetivo deste trabalho é apresentar um breve relato biográfico do compositor que escreveu grande parte de suas obras baseadas em elementos musicais da cultura nordestina, sendo, portanto considerado um autor de cunho nacionalista. Este estudo abordará também as possibilidades interpretativas e resoluções de possíveis dificuldades técnicas contidas na obra. O trabalho esta dividido em: Introdução; capítulo 2, onde traremos breves informações acerca do movimento nacionalista, observando como o compositor estudado se insere nesse contexto, apresentando informações biográficas a seu respeito, tendo como objetivo informar e nortear futuros leitores deste trabalho; capítulo 3, abordaremos a importância do estudo de rotina para um performer em sua preparação para executar a referida obra, apresentando livros de estudos (métodos) de técnica instrumental e interpretação, que servirão de subsídios para execução da obra;  capítulo 4, apresentaremos através de quadros a divisão estrutural da obra e evidenciaremos sugestões  de como vencer as passagens técnicas e interpretativas existentes na obra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Interno - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Interno - 1627429 - RADEGUNDIS ARANHA TAVARES FEITOSA
Notícia cadastrada em: 29/05/2017 08:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao