Banca de DEFESA: MIDIAM DE SOUZA FERNANDES

DISCENTE : MIDIAM DE SOUZA FERNANDES
DATA : 31/03/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo com egressos do curso de Licenciatura Plena em Música da UFRN

Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Autonomia Docente, Educação Musical.

Esta Dissertação tem como objetivo analisar o processo de autonomia docente construído pelo educador musical egresso do curso de Licenciatura Plena em Música da UFRN, a partir do estágio supervisionado. É uma pesquisa de base qualitativa, com fundamentação teórica baseada no diálogo com autores como Freire (2014), Pimenta (2012), Contreras (2012) e Zatti (2007). A inserção da pesquisadora no campo deu-se a partir do cumprimento do componente curricular Estágio Supervisionado I pelo Curso de Licenciatura Plena em Música ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CLPM/UFRN), no período de 2014.1, tendo assim por via desta vivência, adquirido certa experiência para com o público alvo referido. Esta pesquisa foi realizada com seis egressos do referido curso (CLPM/UFRN) que cumpriram o componente curricular referente ao Estágio Supervisionado I (na Educação Infantil) nos períodos de 2013.1 e 2014.1. A partir do estágio realizado em contextualizações diversas de Educação Infantil, foi investigado como se estruturou o processo inicial de autonomia docente do Educador Musical que fez o seu estágio supervisionado direcionado para educação infantil nestes contextos. Dessa forma, o estágio supervisionado é percebido como uma prática que proporciona posturas autônomas e que ressignifica ações da prática pedagógica, compondo assim um repertório didático que favorece a ação do estagiário junto ao compromisso com a qualidade do trabalho que desenvolverá após sua formação inicial. Como técnica de pesquisa foi aplicado um questionário aberto acerca da contextualização entre seus estágios e o locus aonde os estágios foram cumpridos, bem como através da análise de relatório de estágio e da própria estrutura curricular do CLPM/UFRN. Os resultados da pesquisa deram-se por uma análise de conteúdo baseada nas fundamentações de Bardin (2011). Por meio desta investigação conhecemos as experiências profissionais vivenciadas pelos egressos do curso de Licenciatura em Música da UFRN, que contribuíram para a construção de uma autonomia docente a partir da inserção destes estagiários nas escolas de Educação Infantil, impressões estas, que marcaram a vida inicial destes (as) educador (as). Os (as) participantes desta pesquisa são jovens recém-formados (as) que estão agora a adentrar oficialmente no universo da docência. Esta pesquisa também traz considerações sobre a infância, onde são traçados diálogos com autores envolvidos no processo do educar nesta fase de aprendizagem. Os diálogos traçados apontam a criança como um ser social, bem como traça um breve histórico sobre o período da Educação Infantil.

Externo à Instituição - CARLA PEREIRA DOS SANTOS - UFPB
Externo à Instituição - ELIANE LEAO - UFG