Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CLAUDIA SILVA MORAIS

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

A Educação Musical está presente em diversos espaços com particularidades e práticas musicais em contextos diferenciados. O presente trabalho de qualificação tem o objetivo de apresentar as concepções teórico-metodológicas que embasam a pesquisa no contexto orquestral, através do objeto de estudo, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – OSUFRN. Com foco na aprendizagem musical dos alunos, a pesquisa tem por objetivo compreender como acontece a aprendizagem musical da OSUFRN, por meio de uma abordagem qualitativa etnográfica, buscando-se verificar através da observação participante e das entrevistas semiestruturadas se há aprendizagem musical no cenário da Orquestra Sinfônica, de acordo com as concepções de seus alunos, músicos. Nesse sentido, foram entrevistados 25 participantes da orquestra, sendo 24 músicos e o maestro do grupo,contabilizando, dessa forma, transcrições de 75% dos participantes envolvidos no trabalho. Por esse motivo, realizou-se uma análise prévia dos resultados coletados, os quais apontam categorias de conteúdos identificados durantes a coleta e construção dos dados observados. Assim, os resultados apontam para uma aprendizagem significativa em conjunto, envolvendo diferentes maneiras de se aprender no contexto orquestral.

Presidente - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Externo à Instituição - CARLA PEREIRA DOS SANTOS - UFPB
Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/09/2014 14:32