Banca de QUALIFICAÇÃO: WILIVAN PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : WILIVAN PEREIRA DA SILVA
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Formato remoto: meet.google.com/ugm-ezcf-bjm

LINK - PROJETO ARQUITETÔNICO PARA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA BIOMÉDICA DA UFRN COM FOCO NA INTEGRAÇÃO COM O ENTORNO

Moradia estudantil, integração, acessibilidade, entorno.

Este trabalho, constituído um relatório técnico, consiste em um projeto arquitetônico para residência universitária biomédica da UFRN com foco na integração com o entorno. Apesar de seu caráter social, a residência universitária biomédica existente não fornece condições adequadas para os seus moradores. A dificuldade de acesso, o isolamento entre a edificação e suas adjacências, juntamente com a falta de acessibilidade universal, dificultam as resoluções de projeto para o local. Sendo assim, este trabalho propõe uma nova configuração para o espaço das moradias, visando a promoção da coletividade e da relação entre seus moradores e da edificação e seu entorno imediato. Deste modo, integrando projeto e paisagem. Para o desenvolvimento do projeto, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica em conjunto com definição de dilemas e escopo do projeto. Desse modo, com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, criação de conceito, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Por fim, a proposta buscou a integração nos seus diferentes níveis, adequação as questões legais, potencialização dos acessos e promoção da acessibilidade universal. Conectando seu entorno e criando espaços com elementos que melhoram a coletividade nas escalas macro e micro do projeto.

Presidente - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI