Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA BASSANI DE SANTANA TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA BASSANI DE SANTANA TORRES
DATA : 15/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTA POR VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO:

COMPLEXO PENITENCIÁRIO DR. MÁRIO NEGÓCIO: Proposta arquitetônica de expansão com foco na ressocialização de pessoas presas.


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema prisional; Ressocialização; Humanização; Projeto Arquitetônico.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O sistema penitenciário do Brasil, sofre com o sucateamento das unidades prisionais assim como alto índice de superlotação. A população carcerária chega a ultrapassar um déficit de 350 mil vagas em todo o país. Diante da atual conjuntura, a falta de infraestrutura no nosso sistema prisional, tem tornando cada vez mais distante a possibilidade de ressocialização das pessoas presas em todo o país. O estado do Rio Grande do Norte vem passando por um trabalho de reestruturação das unidades prisionais após as rebeliões que ocorreram no ano de 2017 que ocasionaram diversas fugas e mortes em diversas unidades prisionais no estado. Assim, o presente trabalho tem como objetivo um anteprojeto de expansão para o Complexo Penitenciário Dr. Mário Negócio localizado no município de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, com ênfase na ressocialização de pessoas presas. Através da teoria da ressocialização humanística abordada aqui neste trabalho, seguindo as normativas e leis vigentes para a elaboração desta categoria de projetos, assim como buscando o foco desta temática através da arquitetura sensorial e segurança, o anteprojeto de expansão foi fundamentado buscando trazer para uma penitenciária no estado do Rio Grande do Norte, alternativas de ressocialização para os que cumprem penas restritivas de liberdade em regime fechado através de atividades similares as atividades diárias do homem fora do âmbito penitenciário. São elas: Trabalho, educação, esportes, atividade religiosa, acesso à saúde, bem como lazer. Para isso, foram necessários estudos e pesquisas bibliográficas, assim como a busca por projetos referências no tocante a ressocialização de pessoas em todo o mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Externo à Instituição - FERNANDO JOSE DE MEDEIROS COSTA
Notícia cadastrada em: 25/11/2020 08:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao