Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELE RIBEIRO FERNANDES MAIA BARROS

DISCENTE : MICHELE RIBEIRO FERNANDES MAIA BARROS
DATA : 24/08/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

PROPOSTA ARQUITETÔNICA PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA ADALGISA CUNHA VISANDO SUA HUMANIZAÇÃO

Ambiente educativo para cegos; Humanização ambiental; Acessibilidade ambiental; Wayfinding.

Partindo do reconhecimento da importância histórica dos ambientes de educação e de saúde, com a evidente necessidade de humanizá-los, o anteprojeto arquitetônico em desenvolvimento neste mestrado profissional diz respeito à reforma e ampliação do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC). O foco da proposta é a humanização destes espaços, com ênfase em sua acessibilidade e orientabilidade. A percepção dos usuários será tomada como fonte de informações para a proposta projetual, em especial a opinião de pessoas com deficiência visual, público alvo da instituição. A metodologia do trabalho empírico envolve duas etapas: reconhecimento da situação atual da instituição e desenvolvimento da proposta projetual. A primeira etapa inclui: levantamento arquitetônico da edificação, por meio de medições, fotografias, walkthrought, aplicação de poema dos desejos à cinquenta (50) usuários, entrevistas semiestruturadas com dez (10) pessoas-chave que vivenciam o cotidiano do local e realização de passeio acompanhado com cinco (05) participantes (01 pessoa cega conhecedora do espaço; 04 pessoas que desconheçam o espaço: cega, com visão reduzida, em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida). O desenvolvimento da proposta arquitetônica recorre à análise de precedentes, aos métodos de satisfação de restrições e tipológico. Neste exame de qualificação apresenta-se: parte do referencial teórico em elaboração; reconhecimento da situação atual do ICPAC; versão inicial da intervenção, nível de estudo preliminar. A conclusão do mestrado está prevista para acontecer em fevereiro de 2018.

Externo à Instituição - ANGELINA DIAS LEAO COSTA - UFPB
Interno - 2140673 - GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Notícia cadastrada em: 23/07/2018 15:24