Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYVESON NOBERTO DA COSTA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : DAYVESON NOBERTO DA COSTA PEREIRA
DATE: 07/08/2023
TIME: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TITLE:

LETRAMENTO ACADÊMICO E (DE)COLONIALIDADE DO SABER:

UM ESTUDO SOBRE A LEITURA E A ESCRITA DO ALUNO INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR

KEY WORDS:

Ensino Superior. Letramento acadêmico. Decolonialidade. Indígenas.

PAGES: 242
BIG AREA: Linguística, Letras e Artes
AREA: Linguística
SUBÁREA: Linguística Aplicada
SUMMARY:

Com a consolidação de políticas de ações afirmativas em Universidades e Institutos Federais, a exemplo do sistema de cotas, viabilizado pela Lei nº 12.711/2012, um novo perfil de aluno – indígenas, negros, PCD – tem ingressado nas Instituições de Ensino Superior brasileiras nos últimos dez anos. Nessa direção, mostra-se necessário investigar como esses discentes têm lidado com as exigências do universo acadêmico, a começar pelas práticas de letramento específicas a esse contexto comunicativo, até então desconhecidas por ele. Diante disso, o presente estudo, que se insere no campo da Linguística Aplicada, examina as contribuições de um curso dedicado ao letramento acadêmico de estudantes de graduação autodeclarados indígenas, vinculados a diferentes comunidades disciplinares. Para melhor percepção pelos alunos, o curso teve como foco a leitura crítico-analítica do gênero monografia, requisitado, amplamente, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação e na pós-graduação lato sensu. Por meio da produção da monografia, o sujeito tem de comprovar à academia se conseguiu ou não se apropriar das especificidades da linguagem científica, fazendo o uso eficaz dela no que se reconhece como a última avaliação que antecede a expedição do diploma ao aluno-pesquisador. Como objetivos específicos, buscamos (i) mapear as políticas de ação afirmativa para ingresso e permanência do universitário indígena nas IES brasileiras, com maior atenção para as políticas adotadas pelo IFRN; (ii) investigar as trajetórias escolar e acadêmica de nossos colaboradores; (iii) explicar a organização do curso e analisar a sua execução; (iv) compreender como ocorreram a produção dos portfólios e, consequentemente, a leitura das monografias realizadas pelos graduandos. Para a geração dos dados, seguimos os procedimentos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) e da etnografia crítica (MADISON, 2005), com a realização de oficinas de letramento, registradas por meio de fotografias e gravações em áudio. Ademais, nosso corpus compreende ainda dados extraídos de questionários, aplicados com a finalidade de se investigar o itinerário formativo de nossos colaboradores, e portfólios, utilizados como dispositivo didático para materializar as leituras das monografias e promover a (auto)avaliação continuada do desempenho dos participantes durante o curso. Nossa discussão está subsidiada, teoricamente, pelos estudos de letramento acadêmico (STRETT, 1999; CARLINO, 2005; ZAVALA, 2011; LILLIS, 2019), pela perspectiva etnográfica dos gêneros textuais (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004; OLIVEIRA, 2020) e pelos estudos decoloniais (LANDER, 2000; CASTRO-GÓMEZ; GROSFOGUEL, 2007). Os resultados obtidos nos permitem afirmar que o trabalho com oficinas de letramento contribui para o desenvolvimento das competências leitora e escritora de minorias étnicas na graduação. Com isso, evidenciamos a necessidade de projetos e políticas emancipatórias – em especial, de letramento – que não só garantam o acesso desses estudantes ao ensino superior, mas que também proporcionem a sua permanência, suscitando, em uma perspectiva intercultural e em oposição às violências epistêmicas (MIGNOLO, 2008), o encontro respeitoso dos saberes acadêmicos com os saberes tradicionais.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Interna - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Externa à Instituição - MARIA SILVIA CINTRA MARTINS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 28/07/2023 09:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao