A PAISAGEM LINGUÍSTICA DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CRONOTOPO PANDÊMICO: um olhar dos professores atuantes no Projeto Teleaulas Natal
Linguagem. Construção Identitária. Paisagem Linguística. Escolas públicas. Teleaulas.
Com o advento da Covid-19, as aulas presenciais da rede municipal de educação de Natal foram suspensas e, como estratégia para alcançar os alunos, foi idealizado o projeto Teleaulas Natal, que consistiu na gravação de teleaulas para os alunos do 9º ano da rede de ensino. Esta investigação tem por objetivo analisar a (construção da) paisagem linguística de escolas públicas municipais da cidade de Natal no cronotopo pandêmico, a partir do olhar de professores e assessores envolvidos no projeto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, desenvolvida a partir dos interesses de estudo da Linguística Aplicada, tendo como referencial teórico a concepção dialógica e filosófica da linguagem do Círculo de Bakhtin, as discussões sobre identidade desenvolvida pelos Estudos Culturais e os estudos que contemplam o conceito de Paisagem Linguística. A partir da análise dos dados, discute-se a relação entre as teleaulas e o ensino emergencial, a escolha da televisão como veículo acessível, a importância da diversidade de recursos para a mediação do processo de ensino e aprendizagem, a interação nas teleaulas e a experiência dos professores.