Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDNEIDE DANNYELLE MARIA LUZZIARA ARAUJO DE MELO MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDNEIDE DANNYELLE MARIA LUZZIARA ARAUJO DE MELO MEDEIROS
DATA: 14/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

LETRAMENTO E TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO

DOS PROFISSIONAIS DO CRAS EM CURSO DE FORMAÇÃO PARA A MATERNIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Estudos  de Letramento. Profissionais  de saúde. Formação para a maternidade.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

As práticas de letramento se materializam através de textos escritos que refletem a maneira na

qual fazemos uso dessa escrita que se estabelece nos eventos de letramento que representam

as atividades humanas sejam eles dentro ou fora das escolas. Com efeito, os Estudos do Letramento

conquistaram espaços de visibilidade nos últimos anos por abordarem discussões

voltadas para o uso real da linguagem nas mais diversas situações de interação. Isso posto,

tomamos como objeto de pesquisa os eventos de letramento promovidos pelos profissionais

ministrastes de aulas que constituem o currículo do curso de formação para a maternidade,

este, é destinado a mulheres grávidas assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social

– CRAS. Mediante este objeto emerge o objetivo de analisar as práticas de letramento da

equipe de profissionais que ministram o Curso no CRAS, mais precisamente as aulas, no intuito

de contemplá-las como eventos de letramento, considerando as categorias propostas por

Hamilton (2000) que compreendem: participantes, domínio, artefatos e atividades. Para tanto

nos ancoramos aos postulados teóricos de Hamilton (2000); Heart (1993); Street (1995); Barton

(1993); Oliveira (2010) que concebem o letramento como prática social. No âmbito do

letramento laboral nos embasamos nos estudos de PAZ (2008). Em termos metodológicos

segue uma abordagem de dados qualitativa de base etnográfica Bogdan e Biklen (1994);

Erickson (1986) e Chizzotti (2006). O corpus da pesquisa foi gerado a partir da observação

participante, de entrevistas semiestruturadas, questionários com perguntas abertas e fechadas

e rodas de conversas. Os colaboradores são os profissionais que ministram as aulas e as gestantes

que participam do curso. As análises apontam para uma significativa contribuição das

práticas de letramento promovidas pela equipe de profissionais no que tange a colaborar com

a formação materna das gestantes durante e após o parto. A contribuição desta pesquise reside

em poder expandir questões referentes aos estudos da linguagem como prática social dando

enfoque ao letramento nas esferas laborais e ainda por não encontrar nas publicações

contemporâneas trabalhos que versem sobre esta temática especificamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interno - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Externo à Instituição - SILVANO PEREIRA DE ARAÚJO - UERN
Notícia cadastrada em: 11/12/2015 09:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao