UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2014.2
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
||
Componente(s) |
|
1) Linguagem e cognição 2) Linguísticas discursivas e enunciativas e estudo do texto 3) Linguística histórica |
Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LTD |
||
Docente(s) |
|
1) Paulo Henrique Duque (5 cr) 2) Graças Rodrigues (1 cr), João Neto (2 cr), Luís Passeggi (2 cr) 3) Marco Martins (1 cr), Maria Alice (1 cr), Shirley (3 cr) |
Turma 1: Angélica Furtado (2 cr), José Romerito (1 cr) Turma 2: Sulemi Fabiano (1 cr), Clemílton Pinheiro (2 cr)
|
||
LINGUÍSTICA APLICADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
||
Componente(s) |
|
1) Discurso, cultura e sociedade 2) Gêneros textuais/discursivos e ensino 3) Aspectos culturais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LA |
||
Docente(s) |
|
1) Maria Bernadete (1 cr), Penha Casado (2 cr) e Marília Varella (2 cr) 2) Socorro Oliveira (2 cr), Glícia Tinoco (1 cr), Penha Casado ( 1 cr) 3) Ana Graça Canan (3 cr) e Selma Alas (2 cr) |
Turma 1: Ana Maria Paz (2 cr), Socorro Oliveira (1 cr) Turma 2: Orlando Vian Jr. (3 cr). Início das aulas: 10/09/2014. |
LITERATURA COMPARADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
||
Componente(s) |
|
1) Literatura e representações sociais 2) A imagem e o poético |
Tópicos em Metodologia da Pesquisa em LC |
||
Docente(s) |
|
1) Regina Simon (3 cr), Katia Aily (2 cr) 2) SEM PROFESSOR |
Turma 1: Katia Aily (3 cr) |
||
UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2014.2
Tópicos em Linguística Teórica e Descritiva
Dia |
Professor(es), crédito(s) Turma(s) |
Ementa |
Observação(ões) |
QUINTA |
Turma 1: Alessandra Castilho (3 cr)
|
O Modelo de Tradição Discursiva. Os três níveis do linguístico. A linguística de Eugenio Coseriu. Atividade do falar, língua particular, tradição discursiva e discurso. Regras da língua e regras do discurso. Processos de formação de tradições discursivas: diferenciação, mistura e convergência. TD entre repetição e evocação. O conceito de semelhança familiar de Wittgenstein. Gêneros textuais como famílias de textos. Oralidade, escrituralidade e o contínuo de proximidade e distância comunicativa. TD e variação linguística. |
Aceita alunos especiais.
|
Turma 2: Paulo Duque (3 cr)
|
Estudos Avançados sobre Teoria Neural da Linguagem. Leitura e análise de textos sobre Teoria Neural da Linguagem.
|
Pré-requisito: compreensão de inglês escrito. Aceita alunos especiais. |
|
Turma 3: Alice Tavares (3 cr)
|
Variação morfossintática e discursivo-pragmática. Sinergias entre variação gramatical e gramaticalização. Condicionamentos de natureza social, linguístico-estrutural e discursivo-funcional. |
Aceita alunos especiais. |
|
Turma 4: Angélica Furtado (1 cr), José Romerito (2 cr) |
Construcionalização e Mudança Construcional. Estudo da mudança linguística sob a perspectiva da Gramática de Construções, focalizando especialmente os processos de construcionalização e mudança construcional. Construcionalização gramatical e construcionalização lexical.
|
Aceita alunos especiais. |
SEXTA |
Turma 5: Sulemi Fabiano (3 cr) |
Especificidades da leitura e da escrita na formação universitária. Análise do discurso e a constituição de concepções sobre o ensino da leitura e da escrita. Produções teóricas sobre a escrita. Características da produção e circulação de textos na contemporaneidade: informação e conhecimento. |
Aceita alunos especiais.
|
Turma 6: João Gomes S. Neto (3 cr) |
Categorias para análise de textos, tipos de ligação das unidades textuais de base. |
Aceita alunos especiais. |
|
Turma 7: Marcelo Amorim (3cr) |
A articulação de cláusulas. Coordenação, subordinação, hipotaxe e parataxe. A gramaticalização entre cláusulas. Subordinação e correlação em perspectiva funcionalista. Justaposição como processo sintático independente. |
Aceita alunos especiais. |
Tópicos em Linguística Aplicada
Dia |
Professor(es), crédito(s) Turma(s) |
Ementa |
Observação(ões) |
QUINTA |
Turma 1: Adriano Gomes (3 cr) |
NÃO INFORMADA PELO DOCENTE
|
|
Turma 2: Orlando Vian Jr (3 cr)
|
Aspectos teórico-metodológicos na análise de dados pela perspectiva sistêmico-funcional. A partir de uma a perspectiva teórico-prática, o objetivo principal deste curso é instrumentalizar os participantes para que desenvolvam análises com base no prisma sistêmico-funcional de linguagem. |
Exclusiva para orientandos. Início das aulas: 11/09/2014. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Tópicos em Literatura Comparada
Dia |
Professor(es), crédito(s) Turma(s) |
Ementa |
Observação(ões) |
QUINTA |
Turma 1: Eduardo Pellejero (3 cr) |
Estudo de temas, conceitos e problemas referentes às poéticas contemporâneas que exploram as relações da ficção com a realidade. |
Aceita alunos especiais.
|
Turma 2: Márcio Venício (3 cr)
|
Estudos sobre a metodologia da comparação diferencial e discussões sobre a aplicação dessa metodologia nas pesquisas em desenvolvimento pelos orientandos. |
Exclusiva para orientandos |
|
Turma 3: Edna Maria Rangel |
Estudos na correspondência de Câmara Cascudo. |
Aceita alunos especiais. |
|
|
|
|
SEXTA |
Turma 4: Rosanne Araújo (3 cr) |
O romance de formação (Bildungsroman): Estudo das características do romance de aprendizagem, focando no aspecto da integração social dos protagonistas. Os romances serão estudados em uma perspectiva comparativista, discutindo tanto a literatura europeia como a literatura brasileira. Daniel Defoe, Jane Austen, Goethe, Balzac, Flaubert, James Joyce, Guimarães Rosa e Raul Pompeia são alguns dos autores escolhidos. |
Aceita alunos especiais.
|
|
|
|
|
|
|
|