Banca de DEFESA: JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO MÁRCIO FIALHO SAMPAIO
DATA : 05/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

 

 

A produção do conhecimento sobre o Círculo de Cultura de Paulo Freire e sua repercussão para a Educação Física Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar; Paulo Freire; Círculo de Cultura.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

A presente dissertação fundamenta-se na análise das obras que utilizaram a abordagem do
Círculo de Cultura de Paulo Freire com ênfase na Educação Física Escolar (EFE), bem como
na reflexão sobre seus principais elementos teórico-metodológicos como potenciais e
contribuintes e desafios para a área. Como recurso metodológico utilizou-se a pesquisa
bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Para a coleta de dados foi explorado o
Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o
Google Acadêmico. Utilizou-se um recorte temporal entre 2010 e 2022 . Foram selecionadas
22 obras de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, sendo 6 teses de
doutorado, 10 dissertações de mestrado e 6 artigos de periódicos nacionais. Aplicou-se a
Análise Temática com a finalidade de compreender os principais temas geradores das
investigações, em que emergiu quatro categorias temáticas, sendo: Formação Docente;
Currículo; Ensino; e Diversidade Cultural. No que se refere às discussões sobre Formação
Docente, as obras destacam a necessidade de uma formação permanente e relacional, que
reverberam sobre temas diversos da EFE, como os desafios da inclusão, formação política e
emancipatória na escola, reflexões autoformativas e sua relação com a prática pedagógica,
prática pedagógico-avaliativa e autoavaliativa, formação interdisciplinar relacionada aos
esportes radicais, etc. As obras que investigaram o Currículo trazem para a discussão
acadêmica uma crítica relacionada aos currículos esportivistas e o abandono docente nas aulas
de EFE, e como perspectivas refletem na atuação docente, exacerbando a exclusão e a
impossibilidade de diversificação dos conhecimentos. Em contrapartida, apresenta também
superações desses paradigmas em contextos pesquisados. Na categoria de Ensino, as obras
versam sobre diferentes formas de abordar o Círculo de Cultura nas aulas de EFE,
oportunizando a tematização e problematização de saberes relacionados às Danças, Esportes,
Lutas, Jogos, Brincadeiras, conhecimentos sobre corpo e saúde e mídias e tecnologias, assim
como diferentes elementos que podem integrar o planejamento, a prática pedagógica e a
avaliação dos professores. Na categoria de Diversidade Cultural se discute como essa
temática vem sendo utilizada na EFE, em que se pontua marcadores associados a relações
étnico-raciais, política, religião, gênero e sexualidade, bem como a necessidade de uma
formação docente, uma discussão curricular e proposta de ensino condizente com essas
exigências. Considera-se que as pesquisas que utilizam o recurso do Círculo de Cultura de
Paulo Freire na EFE são relevantes no processo de mudança e legitimação da área, e que
essas podem contribuir em diferentes possibilidades, quer seja na formação inicial ou
continuada, na descrição de experiências pedagógicas, na tensão da crítica aos modelos
conservadores e na ampliação do debate acadêmico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa ao Programa - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA - UFRNExterno à Instituição - PAULO ROGÉRIO BARBOSA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Notícia cadastrada em: 05/02/2024 09:13
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