Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINE DE OLIVEIRA

DISCENTE : KAROLINE DE OLIVEIRA
DATA : 10/04/2019
LOCAL: A definir

REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES ESCOLARES NO TERRITÓRIO: UM OLHAR SOBRE OS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO

Perfil docente. Desigualdades escolares. Políticas Educacionais

Esta pesquisa tem por objeto de análise o perfil do docente da educação básica, mais precisamente do ensino médio. O objetivo é compreender através de mapeamento da alocação dos docentes nas escolas se os fatores socioespaciais tem influência sobre as dinâmicas escolares. A hipótese é de que existem desigualdades na oferta dos serviços educacionais pelas escolas, sendo a alocação dos docentes uma das variáveis que causam distorções entre escolas do centro versus periferia, por exemplo. Busca-se através de análise descritiva traçar o perfil dos docentes em Natal/Rio Grande do Norte, com uso de dados do Censo escolar da educação básica (2018), além de indicadores sobre as escolas como: Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas - INSE (2015) e notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB (2018). Para compreender se existem padrões específicos de alocação de docentes nas escolas do ensino médio, visa-se realizar o mapeamento da alocação docente através da utilização da cartografia temática, com base em um Sistema de Informações geográficas (SIG) em que os dados analisados têm informações indexadas geograficamente (georreferenciamento). O estudo busca como resultados traçar um perfil dos docentes no ensino médio em Natal e compreender se a alocação deles no território é um dos fatores que contribuem para a reprodução de desigualdades escolares.

Presidente - 4881313 - ANDERSON CRISTOPHER DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE