Banca de DEFESA: MIKAEL VICTOR SILVA DA CÂMARA

DISCENTE : MIKAEL VICTOR SILVA DA CÂMARA
DATA : 22/05/2018
LOCAL: Auditório 1 LABPLAN/DPP

A gestão, a política e o planejamento: Análise dos Planos Diretores de Natal/RN e de seus gestores no período entre 1988 e 2012

Planejamento e Gestão, Plano Diretor, Natal/RN; Política e Gestão municipal.

Para elaborar e implementar um instrumento urbanístico como o Plano Diretor, além da capacidade técnica e da participação social, é necessário entender também como funciona o maquinário público e interpretar “The Management”, que se baseia basicamente nas articulações e negociações dos gestores públicos e que impactam consideravelmente no planejamento urbano das cidades. Logo, para compreender tais ações e efeitos em um território como Natal/RN, o objetivo desta pesquisa é traçar a trajetória recente do planejamento urbano da cidade, pós 1988 até 2012, pelo campo da política e da gestão. Porquanto, optou-se por fazer essa escolha para contribuir com a difusão da história recente da gestão e do ordenamento territorial da cidade e, mais do que isso, compreender as relações com a política municipal, o ordenamento territorial e as diversas transformações importantes que ocorreram dentro desse período, assim como contribuir com as análises relativas às atuais revisões do Plano Diretor de Natal. Nesse contexto, os dois planos diretores da pós-promulgação da Constituição Federal de 1988 – o de 1994 e o de 2007 – foram escolhidos, juntamente com a política e a gestão e os seus efeitos no planejamento urbano da cidade, como objetos de análise desta pesquisa. Considera-se que o município de Natal/RN seguiu os passos da política urbana de outras cidades brasileiras, entretanto, aparentou aspectos e questões políticas peculiares que impactaram fortemente em seu planejamento e em sua gestão urbana. Metodologicamente serão feitas pesquisas documentais e bibliográficas, separadas arquivisticamente entre temas, imagens e momentos específicos da história do planejamento (urbano) e da gestão de Natal; além de pesquisa explicativa com procedimentos históricos, para identificar fatores de operância e inoperância do planejamento a partir de uma retrospectiva; e da pesquisa de campo, que será feita através de entrevistas com indagações abertas com ex-prefeito, secretários, técnicos e outros atores que se destacaram nos processos dos planos diretores de 1994 e de 2007. Por fim, esta pesquisa visa também influenciar a reflexão e o debate acadêmico, de modo que outros pesquisadores de âmbito nacional estudem o Plano Diretor a partir de uma visão institucional, política, administrativa, histórica e com um sentido mais humano, e não somente como instrumento bruto, técnico, legal e burocrático.

Presidente - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Interno - 4881313 - ANDERSON CRISTOPHER DOS SANTOS