Informações sobre: Exame de qualificação, Defesa e Homologação de dissertação.

Informações sobre: Exame de qualificação, Defesa e Homologação de dissertação.

 

Do Exame de Qualificação: 



O Exame de Qualificação de Mestrado se processará publicamente consistindo na apresentação e discussão do Projeto de Dissertação pelo aluno, perante a Comissão Examinadora. 
A Comissão Examinadora dos Exames de Qualificação, indicada pelo Colegiado do Curso, será composta por no mínimo 3 (três) membros, cuja presidência será exercida pelo Professor Orientador. 
Para avaliação do Exame de Qualificação serão adotados os critérios de aprovação ou reprovação. 
Será permitido, no caso de reprovação, apenas uma repetição, num prazo nunca superior a 2 (dois) meses, observado o prazo máximo de que trata o Artigo 32 deste Regimento. 
O exame de qualificação deverá ser realizado no máximo até o 18° mês do curso de mestrado. 
Somente poderá se submeter ao Exame de Qualificação de mestrado o candidato que tiver cumprido pelo menos 24 créditos em disciplinas e ter sido aprovado no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. 

Defesa Da Dissertação: 



Na dissertação, o candidato ao grau de mestre deve demonstrar domínio do tema escolhido, capacidade de pesquisa e de sistematização do conhecimento. 
O candidato, devidamente autorizado pelo seu orientador, deverá apresentar à Secretaria do Programa uma cópia eletrônica da dissertação, acompanhada de requerimento ao Coordenador solicitando as providências necessárias para realização do exame. Deverá informar, com antecedência mínima de 15 dias: Título, resumo, palavras-chave, data, horário, local, banca examinadora e dados sobre os professores externos da banca (CPF, Email, telefone e Instituição). 
A dissertação deverá ser impressa de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e das diretrizes estabelecidas pelo PPGPA. 
A dissertação deverá ser apresentada publicamente e discutida por meio de arguição do candidato por banca examinadora. 
A banca examinadora deve ser composta de no mínimo 03 (três) membros, sendo presidida pelo professor orientador. Na composição das bancas, é obrigatória a presença de pelo menos 1 (um) examinador externo à UFRN e à UFERSA e portador de título de Doutor ou equivalente. 
Após a apresentação da dissertação, a banca examinadora designada para sua apreciação deverá emitir parecer favorável ou desfavorável à sua aprovação. 
Nos casos em que a Comissão Examinadora emita parecer desfavorável é concedido ao aluno o prazo máximo de 6 (seis) meses para a sua reapresentação, observado o prazo máximo de duração do Curso previsto pelo Artigo 32 do Regimento. 
O aluno que tiver sua dissertação aprovada terá um prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados a partir da data de defesa, para encaminhar seu pedido de homologação. 

Da homologação de Dissertação: 



São necessários os seguintes documentos para proceder com a homologação do diploma: 



* dissertação com correções sugeridas pela banca, com a ficha Catalográfica da BCZM ou outra biblioteca da UFRN (uma versão impressa em espiral e outra versão em PDF gravada em CD); 
* termo de autorização de publicação assinado (está disponível no seu SIGAA); 
* quitações da biblioteca (disponível pelo seu SIGAA); 
* cópia do RG e CPF; 

Após a homologação, o programa solicita a encadernação francesa. 

 

Notícia cadastrada em: 21/06/2013 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao