Banca de DEFESA: PEDRO JOSE RODRIGUES NETO

DISCENTE : PEDRO JOSE RODRIGUES NETO
DATA : 27/04/2019
LOCAL: Sala 1 da Pós Graduação - EAJ

Uso de adensamento nutricional para codornas de corte

Estratégia, Europeias, Não Ruminantes, Níveis

O adensamento de nutrientes é uma estratégia utilizada para estabelecer o nível ótimo e melhorar o desempenho das aves. Sendo assim objetivou-se avaliar a influência de diferentes níveis de adensamento nutricional no desempenho de codornas de corte dos 8 aos 21 dias de idade.  Foram utilizadas 360 codornas de linhagem europeia, as dietas foram adensadas com níveis de 95%, 97,5%, 100%, 102,5% e 105%, das exigências. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo 5 tratamentos e 6 repetições, com 12 animais alojados em cada parcela. Foi feita análise de variância e depois os dados foram submetidos a análise de regressão. Houve efeito quadrático dos níveis nutricionais estudados sobre o ganho de peso dos animais na fase de 8 a 42 dias de idade, o mesmo resultado ocorreu na fase de 8 a 21 dias onde foi observado efeito linear decrescente para consumo de ração, conversão alimentar e linear crescente sobre a eficiência alimentar. A medida que se aumentou a densidade nutricional da ração, ocorreu melhora na conversão e eficiência alimentar indicando que codornas de corte dos 8 aos 21 dias de idade são mais eficientes em converter a dieta em produto final (carne) quando os níveis de nutrientes estão mais elevados. O ganho de peso foi influenciado pelos diferentes níveis de adensamento nutricional. A variável consumo de ração para codornas de 8 a 42 dias de idade (P<0,05) variou de 9.815,33 até 10.701,33g se comportando de forma linear decrescente, sua diminuição acompanhou o aumento na concentração de nutrientes nas dietas. A eficiência alimentar dos 8 aos 42 dias de idade se elevou com o aumento da concentração nutricional. O aumento do Adensamento nutricional recomendado para 105% promoveu maior consumo de ração, melhor conversão e melhor eficiência alimentar de codornas europeias na fase de 8 a 42 dias de idade.

Presidente - 1605626 - ELISANIE NEIVA MAGALHAES TEIXEIRA
Externo à Instituição - FAVIANO RICELLI DA COSTA MOREIRA - IFRN
Interna - 1323030 - JANETE GOUVEIA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 17/04/2019 15:07