Banca de QUALIFICAÇÃO: JOADILZA DA SILVA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOADILZA DA SILVA BEZERRA
DATA : 16/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da direção – EAJ
TÍTULO:

Efeito da Contagem de Células Somáticas sobre as características físico-químicas, bioativas, antioxidantes e sensoriais do leite e derivados.


PALAVRAS-CHAVES:

consumidor, lipólise, perdas econômicas, proteólise, qualidade do leite.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Um dos requerimentos atuais da sociedade é que o setor produtivo disponibilize alimentos de elevado valor biológico, seguros e saudáveis. A contagem de células somáticas (CCS) aumentada no leite acarreta mudanças nos componentes, pelo incremento na atividade proteolítica e lipolítica do leite, influenciando diretamente no rendimento, qualidade sensorial e vida de prateleira dos derivados lácteos. Existem evidências que pode existir uma relação entre a CCS e os componentes bioativos e antioxidantes do leite. Diante disso, esta pesquisa teve como principal objetivo avaliar o efeito da Contagem de Células Somáticas sobre a qualidade do leite cru baseado nos parâmetros de composição físico-química, compostos bioativos, atividade antioxidante e características sensoriais do leite e derivados. A pesquisa foi desenvolvida na Associação de Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (APASA) no município de Angicos. Foram coletadas amostras de leite cru de 21 tanques de expansão, durante os meses de Outubro de 2016 à Maio de 2017. Durante as coletas registraram-se as informações referentes ao tipo de ordenha e foi feito o monitoramento da temperatura e tempo de armazenagem do leite nos tanques. As amostras foram coletadas em frascos apropriados, conservadas refrigeradas (4 a 7°C) e em seguida, enviadas a um laboratório credenciado à Rede Brasileira de Controle de Qualidade do Leite para análise de composição, contagem de células somáticas e contagem bacteriana total. A matéria prima para fabricação dos derivados foi selecionada com base nos valores médios de CCS obtidos do leite cru oriundo dos tanques, obtendo-se duas categorias: Baixa CCS - inferior a 100.000 céls/mL; alta CCS entre 400.000 e 500.000 céls/mL. As classes selecionadas foram submetidas à pasteurização e, posteriormente, fabricado o queijo coalho. A análise sensorial foi realizada no leite pasteurizado e no queijo coalho, ambos com dois níveis de CCS, sendo executada por 100 julgadores não treinados, utilizando a escala triangular, escala hedônica e teste de intenção de consumo. Os dados foram submetidos ao método estatístico de análise descritiva, para obtenção de média, desvio-padrão e coeficiente de variação. Em relação ao tipo de ordenha, a contagem bacteriana total foi menor para o leite obtido através de ordenha mecânica. As condições de armazenagem demonstraram que a temperatura teve mais variação nos tanques individuais e observou-se correlação positiva entre o tempo de armazenagem e a CBT do leite. Os parâmetros físico-químicos estavam de acordo com a legislação vigente, porém a maior parte dos valores de CCS e CBT apresentou-se acima do preconizado. A análise sensorial do leite pasteurizado e do queijo coalho demonstraram que a alta CCS interfere nos atributos sensoriais dos produtos, com impacto na aceitação do consumidor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2313454 - ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
Externo ao Programa - 1731282 - CLAUDIA SOUZA MACEDO
Externo à Instituição - JOSE GERALDO BEZERRA GALVÃO JUNIOR - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/10/2017 11:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao