Banca de QUALIFICAÇÃO: DEYVID DANTAS LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEYVID DANTAS LOPES
DATA: 09/08/2013
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de aulas do PEC
TÍTULO:

Utilização da metodologia de superfície de resposta para otimização do processo de planejamento das formulações referentes a um estudo de incorporação do resíduo da extração de minério de ferro em matriz cerâmica.


PALAVRAS-CHAVES:

Superfície de resposta, Resíduo de minério de ferro, Cerâmica vermelha, Formulações, Propriedades tecnológicas.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

A indústria extrativa mineral no Brasil tem uma enorme potencialidade de geração de resíduos, devido ao seu processo natural de fabricação. O constante uso de grandes áreas, muitas vezes próximas de habitações, para a disposição desses materiais, tem se tornado uma característica negativa para o setor. Algumas soluções de disposições desses resíduos, apesar de eficazes quanto à diminuição dos riscos ao meio ambiente, são iniciativas de custo elevado. A adição do resíduo de minério de ferro como matéria-prima para a fabricação de produtos que são utilizados comercialmente, tem como objetivo diminuir os impactos ambientais, transformando esses resíduos em elementos positivos na geração de trabalho e renda, como por exemplo, o seu aproveitamento racional na indústria da construção civil, uma vez que este setor sofre com elevados custos de produção devido as escassez de matéria-prima.  Este trabalho tem como objetivo implementar a utilização da metodologia de superfície de resposta, a partir de resultados obtidos de um estudo referente à potencialidade do uso dos resíduos de beneficiamento do minério de ferro, incorporados em percentuais de 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%, para a produção de uma matriz cerâmica, com o intuito de otimizar o processo através de uma variável de resposta que é influenciada por diversas variáveis independentes, das formulações e propriedades tecnológicas do estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331385 - JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
Externo ao Programa - 346779 - LEONARDO FLAMARION MARQUES CHAVES
Externo ao Programa - 347288 - MOACIR GUILHERMINO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/08/2013 11:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao